quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exemplo de Vida para os Jovens e adolescentes.


Rita Severa da Silva , aos 89 anos de idade, alfabetizada pelo Programa Brasil Alfabetizado - RN CAMINHANDO"

Natural de Currais Novos - RN, atualmente reside no município de Tenente Laurentino Cruz, Dona Rita como é carinhosamente conhecida,  nos  proporcionou  uma lição de vida espetacular. Quando criança não frequentou escola, tinha que trabalhar na roça junto com seus irmãos e seus pais para garantir o sustento da família. Com muitas dificuldades à época, pagou a uma professora para ensinar-lhe a escrever o seu nome e que em poucas aulas decorou as letras e  assim, por repetidas vezes conseguiu escrever, mas sem nenhum conhecimento sobre a escrita.
Casou muito jovem e dedicou-se ao marido e aos filhos, ficou viúva  ainda nova,  com sacrifício criou todos os filhos mas não desistiu dos sonhos de aprender a ler e a escrever. Disse ela, "Nas horas dificieis jamais baixei a cabeça, sempre pensava em Deus e nas coisas boas".
No ano de 2010 dona Rita realizou seu sonho de aprender a ler e a escrever, participou do Programa Brasil Alfabetizado - RN CAMINHANDO, e aos 89 anos de idade foi alfabetizada pela professora Maria Joaneide Dantas, 23 anos que se sente privilegiada ao ver dona Rita de puro otimismo e determinação sendo matriculada na Escola de Jovens e Adultos - EJA,  dando seguimento a sua formação com muito entusiasmo.
Poema  recitado feito por Rita Severo da Silva, para sua alfabetizadora Maria Joaneide Dantas na festa de encerramento do Programa.

Eu te amo e quero bem,
Nas suas alturas mais subida.
Por ti morro e dou a vida,
para ti e mais ninguém.
Disse uma vez e digo cem,
Mais bonita que meu bem.
Não há nesta redondeza,
Bonita e formosa e linda por natureza.

Donta Rita, reside no sitio Umbuzeiro - Tenente Laurentino Cruz-RN e sua alfabetizadora ministrou as aulas na sua residência.  

5 comentários:

  1. Rita Severo essa é minha Vó (como a chamo), e com certeza e um exemplo de GUERREIRA e de VIDA pra qualquer um, pois apesar dos pesares nunca desistiu de VIVER. A amo muito!!

    Parabéns pelo Post, linda história.

    Aridhianne A. Severo da Silva: Uma das enumeras netas orgulhosa de ter uma avó como ela.

    ResponderExcluir
  2. E eu, que me considero neta e afilhada de coração, adoro essa "pessoinha" sempre tão carinhosa e atenciosa com todos.
    Realmente é um exemplo de vida! Mais uma conquista em sua vida!
    Que post bacana, parabéns!

    Daniely

    ResponderExcluir
  3. Que sirva de exemplo para muitos jovens que, mesmo tendo perdido oportunidades no passado, como a Dona Ritinha, saibam aproveitar e valorizar as possibilidades que hoje lhes são apresentadas e não esquecer que sempre é tempo de aprender.

    Daniely (Currais Novos)

    ResponderExcluir
  4. D. Rita, verdadeiro exemlo de vida, para todos. Como mãe, vó, madrinha, amiga e tantos outros...hoje não está mais aqui, porém, com certeza está junto de Deus, intercedendo por nós.
    Teresinha Lins - Água Azul do Norte- PA

    ResponderExcluir