quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Secretaria Municipal de Educação e Cultura faz avaliação geral dos alunos das séries finais do ensino fundamental.


O aluno  especial João Paulo Trajano do 9º  ano da Escola Silvino Garcia do Amaral.
Desfile do dia 07 de setembro

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dando continuidade ao Projeto "Aluno Revelação", implantado no ano de 2006, em que faz as avaliações dos alunos do ensino fundamental premiando os melhores alunos de cada série/ano escolar, resolveu fazer as referidas avaliações de forma inédita utilizando-se da Tecnologia de forma prática e com menos custos educacionais. O referido Projeto do Aluno Revelação  teve  o êxito planejado em virtude de que as colocações do município, foram plenamente satisfatórias de acordo com os índices do IDEB, cujo resultado recente aponta Tenente Laurentino Cruz - RN, em segundo lugar no Rio Grande do Norte, nas séries finais do ensino fundamental.
Neste ano de 2010, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, procurando aproveitar todos os recursos disponíveis no município e nas escolas da rede municipal, Urbana e Rurais, através dos sistemas de Tecnologias Informatizadas devidamente veiculados por meio da Internet Banda Larga, implantados pelo Ministério da Educação e Cultura  por meio do PROINFO, resolveu fazer as avaliações das matérias de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, das séries/anos 6º ao 9º anos, na modalidade a Distância.
As avaliações das matérias acima descritas, constam de 40 questões, cujas provas são implantadas no sistema de computadores de cada escola e os alunos das séries especificadas farão uso do cartões de respostas para resolverem as questões diretamente pelo sistema de pastas implantadas nos computadores.
Os cartões de respostas serão corrigidos pelos professores de cada disciplina e em seguida os resultados serão encaminhados para a Secretaria que de posse dos dados fará levantamento em gráficos estatísticos.
No próximo ano estar previsto a implantação do Sistema de Acompanhamento de Aprendizagem -SAP, em que cada estudante terá o e-mail devidamente acompanhado pelo Professor da Disciplina,  Professor de Informática, Coordenação Pedagógica Escolar  e a Secretaria Municipal. Bimestralmente a Secretaria de Educação,  remeterá por intermédio do Sistema Internet as avaliações das disciplinas de acordo com o currículo escolar unificado para o município para o e-mail do aluno. O aluno por sua vez, responderá as questões e reenviará pelo sistema ao centro de informações da Secretaria. De posse das respostas a Coordenação Pedagógica Geral  e equipe, corrigirá as avaliações  e retornará para o e-mail do aluno interessado os resultados, bem como, outras informações de ordem pedagógica que orientem melhor o aluno avaliado. Vale salientar que incluiremos "Temas Específicos", para efetuarmos avaliações também de Redações.  
O modelo ora criado servirá  de apoio as escolas na aprendizagem dos alunos, bem como, o acompanhamento pela Secretaria Municipal na aplicação e sucesso dos ensinamentos dentro dos curriculos unificados para todas as escolas municipais.
Salientamos que não existe nenhuma forma objetivada de fiscalizar quaisquer profissionais em seu ambiente escolar  nem tampouco punitivo. 
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradece a todos os profissionais da educação municipal que receberam abertamente o novo modelo de Avaliação a Distância - Sistema SAP e  acredita que será um sucesso para que se tenha uma Educação de Qualidade e sirva de exemplo para outras Secretarias Municipais que queiram seguir o modelo de avaliações a distância.     
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário