quinta-feira, 21 de outubro de 2010




Alunos da UNIP – Tenente Laurentino Cruz – RN.

Exemplo de empreendedorismo.

Os alunos da UNIP-Tenente Laurentino Cruz – RN, demonstram verdadeiro exemplo de empreendedorismo e união, quando na Festa de São Francisco- 2º ano, colocaram uma barraca para venderem, sucos, cachorro quente, pastéis, sucos, churrasquinhos, etc.

A renda apurada durante as instalações da barraca nos dias de festas serão revertidas em benefícios do próprio grupo de universitários para cobrirem despesas diversas, quando necessárias, por motivos de viagens, manutenções diversas de instalações de 04 computadores doados pela Escola Única Máster de Currais Novos – RN, entre outras despesas menores.

Mas, o importante mesmo é que esteja prevalecendo o despertar do interesse grupal e a conscientização dos trabalhos em grupo, além de se manter sempre acesa a chama de que é necessário vencer desafios a todo instante para que se possam atingir os objetivos desejados.

Desta forma, entende-se que a educação fundamental é aquela que prepara o indivíduo, não somente para o profissionalismo, mas em especial para a convivência na sociedade sabendo qual é o seu papel a serviço do próximo.

Parabenizamos a todos e esperamos que a cada dia, demonstrem mais vontade no serviço ao próximo, até porque se sabe que no futuro bem próximo eles serão responsáveis pelo Projeto Social que será trabalhado pela Construção de um Abrigo para a Terceira Idade, de sorte que terão desafios importantes a níveis de profissionalização.

O Projeto em si, já está sendo trabalhado através da VISUALIZAÇÃO, em que suas instalações deverão atender de maneira especial e assistencial aos idosos da comunidade e região, de sorte que se tenha um verdadeiro Abrigo Máster.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, manteve primeiro contato com o Prefeito Municipal - Airton Laurentino Junior, e o mesmo ficou tão empolgado com a idéia que falou em destinar um terreno equivalente a 02 hectares para a construção do referido Abrigo que deverá envolver toda a comunidade Laurentinense e da Região.

Vamos aguardar o momento certo para colocarmos em prática. Acredita-se que no ano de 2011, no segundo semestre já se esteja com o Projeto devidamente pronto para a sua execução.

Que Deus abençoe este Empreendimento idealizado e conceda todas as facilidades para seu sucesso.



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

II Feira Cultural - Conexão África Brasil - "A África está em nós"



II Feira Cultural promovida pelo PETI. Conexão África Brasil.


“A África está em nós”.

O PETI – Programa de erradicação do trabalho infantil atende como Centro de Atividade Complementar a Rede Municipal de Educação Fundamental, com aulas de reforços, desenvolvimento da cultura local e regional, aulas de músicas, banda marcial e banda de música, hoje um dos nossos orgulhos Laurentinenses em virtude da descoberta de potencialidades de crianças e adolescentes na arte e sensibilidade musical, além de promover a prática de esportes e lazer da nossa juventude.

O grupo de profissionais do PETI têm se destacado expressivamente nas organizações culturais, entre outras apresentações, atendendo a uma clientela de 295 crianças e adolescentes das nossas Escolas Urbanas e Rurais de acordo com censo escolar /2010. Vale salientar que o universo de alunos da Rede Municipal, Creche, pré-escola, ensino fundamental completo e Escola de Jovens e Adultos – EJA, consta do total de 1.474 alunos, havendo um acréscimo em relação ao ano de 2009, de 125 alunos.

Com relação ao número de atendimento do PETI de 23,49% do total de alunos do ensino fundamental, nota-se que o Município estar cumprindo rigorosamente o que se estabelece nos objetivos do PETI que é justamente a erradicação do trabalho infantil, observado pelo declínio de atendidos a cada ano, desde o ano de 2002 quando à época o número de atendimento estava em torno de 700 crianças/adolescentes, apesar de que a comunidade laurentinense está praticamente voltada para agricultura familiar há um respeito aos direitos da criança e do adolescente voltado para a educação.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil mostra a II Feira Cultural com o tema: “ A África está em nós”.Resolvemos trabalhar esse tema em virtude da Lei 10.639/03 que enfatiza a importância de se estudar a História da África e dos Africanos, da luta dos negros no Brasil. ( Depoimento de Lidiane, coordenadora do PETI).

1ª sala: A ÁFRICA ANTES DE SER ESCRAVIZADA

2ª sala: Mostrará a Casa Grande e como eram negociados os escravos no Brasil pelos Barões e senhores de engenho.

3ª sala sobre a vida de escravos nas senzalas, como eles eram maltratados

4ª sala: Como os escravos conseguiram formar os quilombos. Símbolo da luta contra a escravidão dos próprios negros tendo na figura de Zumbi dos Palmares um líder e herói.

5ª sala: influência dos costumes africanos na culinária brasileira

6ª sala: Personalidades Negras que se destacam no cenário brasileiro.



Apresentações culturais

Danças típicas africanas (axé, ritmos tribais )

Olodum

Capoeira show