sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ano Letivo - 2011 - AO PROFESSOR.

Equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura-2010

                    Colação de Grau da Escola Municipal Florência Maria da Conceição - Ano 2010


                         Colação de Grau da Escola Florência Maria da Conceição - ano 2010

Com exceção das pessoas totalmente inválidas, todo ser humano tem de servir para alguma coisa na vida. O dificil é saber para o que serve cada indivíduo.
Se há alguma coisa verdadeiramente importante neste mundo, é conhecer a nós mesmos.
"Conhece-te a ti mesmo "Socrates".
"O Reino dos céus estar dentro de si mesmo" Jesus Cristo".
Raro é aquele que conhece a si mesmo e, ainda que pareça incrível, é difícil encontrar na vida alguém que tenha desenvolvido o sentido vocacional.
Quando alguém está plenamente convencido do papel que tem de representar na existência, faz de sua vocação um APOSTOLADO, uma religião, e se converte de fato e por direito próprio em um apóstolo da humanidade, pela sua vocação.
Quando se descobre a verdadeira vocação o prazer estar na alegria que lhe proporciona o haver respondido a um chamado íntimo, profundo, desconhecido, de sua própria essência interna.
O mais interessante de tudo isso é que o sentido vocacional nada tem a ver com o Eu, pois, ainda que pareça estranho, o Eu se aborrece com a nosssa própria vocação, porque ao Ego somente lhe interessa as copiosas receitas financeiras, o status social, a fama, etc.
O sentido da vocação é algo que pertence a nossa própria Essência interior é algo muito de dentro, muito profundo, muito íntimo.
O sentido da vocação conduz-nos de fato pela senda do heroísmo legítimo, ainda que tenhamos de suportar estoicamente todo tipo de infâmias, traições e calúnias.
O dia em que o homem possa dizer de verdade: "eu sei quem sou eu e qual é a minha verdadeira vocação", a partir desse instante começará a viver com verdadeira retidão e amor. Um homem assim vive em sua obra e a sua obra nele.
Achar a nossa verdadeira vocação é, fora de toda dúvida, o problema social mais grave, o problema que se encontra na própria base de todos os problemas da sociedade.
"Eis ai então, o papel do professor Vocacionado, e não o professor Invocado pelas necessidades de sobrevivência, pensando, inclusive, que seria a única porta de emprego. "Mero engano."
Encontrar ou descobrir nossa verdadeira vocação individual equivale de fato a descobrir um tesouro muito precioso.
Pode-se verificar na prática que quando o posto não corresponde à vocação do indivíduo, ele só pensa em função do mais.
O mecanismo do Eu é o mais: mais dinheiro, mais fama, mais projeção, etc. Então, como é apenas natural, o sujeito costuma a tornar-se  hipócrita, cruel, explorador, impiedoso, instransigente, etc.
É espantoso o caótico estado da humanidade nesta época de crise mundial. Ninguém está contente com seu trabalho, porque a posição não corresponde à vocação. Chovem pedidos de empregos porque ninguém tem vontade de morrer de fome, mas os pedidos não correspondem à vocação daqueles que solicitam.
Muitos motoristas deveriam ser médicos ou engenheiros. Muitos advogados deveriam ser ministros e muitos ministros deveriam ser alfaiates. Muitos engraxates deveriam ser ministros e muitos ministros deveriam ser engraxates, etc.
As pessoas estão em postos que não lhes correspondem, que nada têm a ver com a sua verdadeira vocação individual. Devido a isso, a máquina social funciona pessimamente. Isto é semelhante a um motor montado com peças que não foram criadas originalmente para ele; o resultado disso é inevitavelmente o desastre, o fracasso, o absurdo.
Nesta época terrivelmente materialista em que vivemos, o cargo de PROFESSOR está sendo arbitrariamente ocupado por muitos mercadores que nem remotamente têm vocação para o magistério. O resultado de semelhante infâmia é a exploração, cureldade e a falta de verdadeiro amor.
Muitos sujeitos exercem o magistério exclusivamente com o propósito de conseguir dinheiro para pagar seus estudos na faculdade de medicina, de direito ou engenharia, ou ainda porque simplesmente não encontram nada mais para fazer.As vítimas de tal fraude intelectual são os alunos e alunas.
O verdadeiro professor por vocação é muito difícil de ser encontrado hoje em dia, e esta é a melhor sorte que podem chegar a ter os alunos e alunas de escolas, colégios e universidades.
A vocação do professor está sabiamente traduzida na comovente obra de Gabriela Mistral, intitulada "A Oração da Professora." Diz a professora do interior, dirigindo-se ao Divino, ao Mestre Secreto:

"Dai-me o amor único de minha escola; que nem a queimadura da beleza seja capaz de roubar minha ternura de todos os instantes! Mestre, tornai perdurável o fervor e passageiro o desencanto. Arrancai de mim este impuro desejo de mal entendida justiça que ainda me turva, a mesquinha insinuação de protesto que sobe de mim quando me ferem; que não me doa a incompreensão nem me entristeça o esquecimento daqueles que ensinei".
"Dai-me ser mais mãe que as mães, para poder amar e defender como elas o que não é carne de minha carne."
"Dai-me alcance para fazer de uma de minhas crianças meu verso perfeito e a deixar nela cravado minha mais penetrante melodia, para quando meus lábios não cantarem mais".
"Mostrai-me possível teu evangelho em meu tempo, para que não renuncie à batalha de cada dia e de cada hora por ele".
Quem pode medir a maravilhosa influência psíquica de um professor assim inspirado, com tanta ternura, pelo sentido de sua vocação?

Dedicamos esta mensagem extraido do Livro de Educação Fundamental (Samael Aum Weor) ,a todos os professores que reiniciam suas aulas, chamando a uma reflexão forte sobre a vocação para o magistério, assim como, a todos aqueles que são os verdadeiros responsáveis  pela manutenção e funcionamento da máquina educacional, em reconhecer a educação como o único instrumento de desenvolvimento da humanidade.

Um comentário:

  1. Posso dizer que naquela foto acima, já estava me sentindo fucionário da secretaria...Sei que fiz por merecer, tudo na vida só é realizado quando alguém sabe do seu potencial, e isso o próprio secretário soube e me deu essa oportunidade, claro que vou aproveitar a cada segundo da minha vida...Tenho a certeza que dessa oportunidade será positiva para mim e para todos. por que sou grato a quem me colocou aonde estou, e essa oportunidade que me deram tenho a certeza que da minha parte será bem aproveitada. A unica recieta de ser um funcionário publico é ter a solidariedade, humildade e ser voluntário...e eu fui....e sou....

    ResponderExcluir