segunda-feira, 14 de março de 2011

Projeto Rondon - Tenente Laurentino Cruz - RN

Universidades: UNESP - Araraquara SP  -  UNIPAMPA - URUGUAIANA - RS

Relatório das ações do conjunto B
Município: Tenente Laurentino Cruz
Operação Seridó-Projeto Rondon
IES: UNESP - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Período da Operação: Vinte e quatro de janeiro a cinco de fevereiro de dois mil e onze.
Apresentamos o relatório das ações desenvolvidas e sobre a responsabilidade da UNESP referente ao conjunto B; inicialmente faremos uma descrição quantitativa de todas as ações, em seguida teceremos algumas considerações sobre as mesmas e tomaremos a liberdade de apresentar algumas sugestões.
As ações foram realizadas utilizando-se de varias formas tais como Oficinas, Palestras, Mini-Cursos e Workshop.
Essas ações totalizaram quarenta e sete atividades de diferentes naturezas, como já foi mencionado. Os conjuntos dessas atividades perfizeram em media duzentos e setenta horas - em trabalho de campo, incluindo a parte de comunicação: divulgação em carro de som e radio comunitária. As atividades foram realizadas na área urbana e rural, nos três períodos do dia.
Ao desenvolvermos as ações do conjunto B nos foi possível constatar que o município apresenta um excelente grau de organização urbana e com relação à área rural esta demonstrou um grande potencial para diferentes cultivos bem como para ampliação e melhoramento genético do rebanho existente.
Para alcançar esses avanços se faz necessário um maior grau de união entre os produtores, incluindo os assentamentos e agricultores familiares. É de suma importância o envolvimento efetivo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e também por parte da EMATER, essa união poderá fomentar a organização de algumas cooperativas (tais como poupas de frutas, doces e geléias, farinha de mandioca e etc).
Na área urbana como ressaltamos essa se apresenta de forma bem organizada e as ações que tinham como publico alvo a população urbana ocorreu um bom nível de participação. Nestas atividades identificamos varias pessoas com potencial de exercer liderança em diferentes campos e que para isso ocorra seria oportuno que essas pessoas participassem das possíveis organizações existentes no município.
Após essas considerações julgamos pertinente apresentar alguns encaminhamentos que poderão facilitar a concretização das sugestões:
Fomentar a organização das lideranças locais estimulando as mesmas  a coordenarem projetos de natureza social;
Organização por parte da prefeitura de programas de preservação do meio ambiente no âmbito das escolas e comunidades. Um programa de coleta seletiva seria o primeiro passo sugerido;
 Uma campanha de procedimentos de segurança no transito;
Uma oferta maior de atividades na área poliesportiva, tendo como estimulo a realização das olimpíadas no Brasil;
Implantação de um Cine-Club, com uma proposta e um projeto de operacionalização entregue separado à secretaria de educação do município.
Operacionalizar junto às instancias federal e estadual a instalação de cursos técnicos profissionalizantes presenciais principalmente nas áreas da agricultura (escola agrícola), curso técnico de enfermagem. E cursos profissionalizantes de curta duração por intermédio de convênios com o SENAI, SEBRAE, SENAC, etc, sobre mecânico geral, eletricista atendente de comercio, manutenção de computadores.


Ilustração de uma das atividades realizada pela UNESP.

Equipe responsável pelas ações:
Ariano Ismirna Silva-Curso Engenharia de Alimentos-Campus de São José do Rio Preto.
Bruna Ferrari Pereira-Curso Ciências Sociais-Campus de Araraquara
Lucas José Carvalho Teixeira - Curso Ciências Sociais-Campus de Araraquara
Lucas Pereira Baltieri- Curso Letras- Campus de Araraquara
Luiz Fernando Cintra Corona-Curso Medicina Veterinaria-Campus de Araçatuba
Mariana Sato dos Reis-Curso Serviço Social-Campus de Franca
Natalia Sgobi Novaes-Curso Agromia-Campus de Ilha Solteira
Talita de Melo-Curso Serviço Social-Campus de Franca
Coordenador: Profº Roberto Carlos Miguel-Campus de Araraquara.

Tenente Laurentino Cruz, 5 de fevereiro de 2011. 
Postado em 14 de março de 2011.







Nenhum comentário:

Postar um comentário