terça-feira, 1 de março de 2011

Tenente Laurentino Cruz - RN - A Gramado Serrana - Turismo

 
                                                      Igreja de São Francisco
                                           Capela Nossa Senhora da Conceição - Comunidade Cinco Cantos
                                           Mirante Sítio Patrício - Vista de Florânia - RN
                                           Forno de casa de farinha.
                                          Carroça puxada por boi - transporte mais comum nos serviços agrícolas.
 Altar da Capela Nossa Senhora da conceição - local Cinco Cantos
                                          Tijela de barro - utensílio indígena - Comunidade Zé Antonio
                                           Foto do rio fundo - mirante de Santana do Matos - RN

Aspectos Geográficos.

O município de Tenente Laurentino Cruz - RN, situa-se na Mesorregião Central do Estado, Microrregião da Serra de Santana. Sua extensão territorial é de 65,5 km2, cujos limites territoriais são: ao Norte, Santana do Matos -RN; ao Sul e Oeste, Florânia e a Leste, São Vicente. Do ponto de vista geomorfológico, o município apresetna duas áreas bastante distintas: O plano da Serra e a depressão sertaneja. A primeira onde estar localizada a sede do município, referente a uma área plana ou levemente ligada ao Planalto da borborema, cujas alturas médias chegam a 735 metros em relação ao nível do mar. Já a última corresponde á área aplainada com altitudes inferiores a 300 metros.
No que se refere ao clima, podemos afirmar que o município localiza-se na área semi-árida do sertão Nordestino, apresentando uma média pluviométrica de 656,9 mm anuais, distribuidos de maneira irregular. O período chuvoso vai de Janeiro a maio e as temperaturas médias entre 16º e 30º C, caracterizando-se como micro- clima que diferencia a área serrana daquelas circunvizinhas.
A vegetação original do município é a Caatinga Hiperxerófila, a qual possui um aspecto predominante seco, com abundância de espécies e plantas de pequeno porte. Dentre outras espécies, destacam-se a Jurema preta, mufumbo, marmeleiro, xique xique e facheiro. Vale a pena salientar que a vegetação orginal, sobretudo da área do planlto, foi bastante devastada em virtude das atividades antrópicas desenvolvidas.
A agricultura natural, assim denominada de orgânica das atividades de fruticultura ( caju, pinha, graviola, goiaba, manga, etc.) e de cultua de subsistência, como milho, feijão, fava, assim como a exploração principal a mandiocultura é o orgulho dos Laurentinenses em ter a sobrevivência longe dos agrotóxicos.
O turismo precisa ser explorado para promover um desenvolvimento mais acentuado ao município de Tenente Laurentino Cruz - RN.  Os diagnósticos efetuados pelos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, quando da atuação do Progama Trilhas Potiguares em agosto/2010 e  o Projeto Rondon,  janeiro/fevereiro/2011, através das equipes da UNESP - Araraquara e da UNIPAMPA - Uruguaina - RS, demonstra a necessidade de um despertar para todos os cidadãos Laurentinenses, bem como, para todos os empresários da região que tenham interesse em investir na exploração do Turismo da " NOVA GRAMADO SERRANA".


Nenhum comentário:

Postar um comentário