quarta-feira, 11 de maio de 2011

Professor Criança uma experiência que deve continuar.


                                           Professorinha Maria Luiza em ação.


                                           Professorinha Fernanda.
                                           Assistentes: alunos do 4º ano
                                   Sentada ao lado em observação a Professora Raimunda, pelo que se imagina radiante de felicidade.

A Escola Municipal  Silvino Garcia do Amaral, localizada na zona Rural de Tenente Laurentino Cruz - RN, de forma ousada vem demonstrando criatividade para atingir os objetivos de alfabetização com disciplina envolvendo toda comunidade escolar em torno do projetos que sempre são defendidos pela a equipe de professores e apoio escolar, visando a melhoria da "Qualidade Educacional", como é esperado dentro dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Salienta-se, ainda, que a dedicação da Educação em Tenente Laurentino Cruz - RN, diz respeito a toda a Rede Municipal, pelas suas escolas Urbanas e Rurais, com profissionais sempre abertos a aprenderem e estarem atualizados, sem medo de errar na aplicação de coisas novas e ousadas, voltadas sempre para a melhor qualidade em que se possa oferecer. Claro que dentro das disponibilidades existentes dos recursos da Educação.

Fato este é que através da Professora Raimunda, do 4º ano  séries iniciais a titular teve a ousadia de desenvolver o Projeto Professor Criança, constituido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no ano de 2006, que faz parte do Plano Municipal de Alfabetização -2006 - 2010, com objetivo de despertar no corpo alunado o interesse pelos estudos, além de colocar situações em que o próprio aluno como professor num dado momento despertasse em seus colegas um choque de consciência e alto estima, proporcionando nos colegas alunos assistentes a pergunta. "O Que Serei Amanhã Quando Crescer?
A aplicação prática pela Professora Raimunda com relação ao assunto Professor Criança, consiste em que escolhidas três alunas, mais qualificada no meio dos colegas de classe, as mesmas passaram a estudar a disciplina de Inglês fora do horário de aula e se preparariam para ministrar aulas da disciplina para os coleguinhas. A primeira experiência delas foi com o assunto sobre as cores em Inglês.
As aulas serão ministradas pelo menos uma vez por mês, de forma que os colegas sempre estejam se despertando. As alunas serão acompanhadas sob a observação da Professora Raimunda de Castro e da Coordenadora Maria das Graças Oliveira. O interessante é que as três alunas Professorinhas, são Maria Cecília, filha da Professora da Maria Gilza de Medeiros; Maria Luiza, filha da Professora da Sala Multifuncional Oziene Baracho e Fernanda, filha da Professora Zelia.

SOBRE O PROJETO PROFESSOR CRIANÇA 

"Quando as portas estiverem fechadas para você. Torne-se um voluntário. Deus às abrirá novamente"

 
DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA EDUCACIONAL.
         É de se notar o desajuste no meio social onde a Sociologia procura encontrar explicações lógicas para esses desajustes morais e de valores éticos e não se encontra fórmulas que atendam de imediato os problemas existentes que resolvam mesmo que em parte os problemas sociais, até porque um dos maiores desafio da humanidade é no tocante a segurança na sua necessidade de sobrevivência.
Os pais por sua vez chegam a esquecer a sua prole na busca dessa segurança, seja por alimentação, vestuário, saúde ou até mesmo de moradia, não se levando em conta o lazer a reunião familiar o aconchego do lar que seria a parte mais importante na formação moral, caráter e espiritual dos indivíduos.
Nada é mais imprescindível para que se tenha uma Sociedade Consciente do Saber Viver do que o indivíduo saber o seu papel dentro de um grupo, comunidade ou a sua participação ativa nos planos do Criador.
Desta forma, a preocupação constante da Educação com relação a família na Escola, de sorte a establecer um elo de ligação entre pais e alunos, educando-se conjuntamente, lapidando o sentimento da interação e aprimorando disciplinarmente e habituando-se ao que se espera pelo Projeto Professor Criança.
O antigo preceito de esperar crescer para conhecer a vida terá que dar lugar ao "Conhecer a Vida e Crescer".
A consciência de que somos seres em evolução deve ser o principal assunto e em destaque na pauta da Educação.
Imaginemos, entretanto, quando conseguirmos despertar no Professor e no aluno a fórmula em  que o professor prepara exercícios de casa, para que os alunos apliquem ensinando aos pais como Professor Criança. O resultado seria a aprendizagem em virtude da responsabilidade e promoveríamos o despertar do enlace de responsabilidade familiar. Seria um momento em que os pais, obteriam o respeito de seus filhos e os filhos despertariam para a natureza, digamos assim. "Serei alguém e para tanto, serei também  para  a minha comunidade. É dando que se recebe, porém ofereço conhecimento e recebo oportunidades de oferatar mais e mais.

Parabenizamos a toda a equipe da Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral e em especial a Professora Raimunda de Castro e a Coordenadora Pedagógica Maria das Graças Oliveira, bem como, ao Ilustríssimo Senhor Diretor Francisco Bernardo da Costa que estar a frente da Escola, já bastante tempo, sempre com a dedicação de um profissional vocacionado para a educação.                                                                                           





2 comentários:

  1. Como sempre me emocionei em ver o sucesso da Escola do meu coração - Silvino Garcia do Amaral - Saibam que estou longe em corpo, mas presente em espírito e em vontade de voltar a lecionar. Espero firmemente em Deus que em Setembro estarei de volta. Parabenizo a minha colega Raimunda pela iniciativa e belo trabalho desenvolvido em sala de aula. A colega diga-se de passagem "de uma competência ímpar", Graça Oliveira pelo trabalho na coordenação da escola e ao meu diretor, Francisco Bernardo, pelo apoio dispensado à todos os que fazem da Escola Silvino Garcia do Amaral destacar-se no campo educacional do município de Tenente Laurentino Cruz. Ao Secretário Municipal, Francisco das Chagas, parabenizo-o mais uma vez pela audácia em seus projetos.

    ResponderExcluir
  2. esse projeto pelo que li, achei muito bom, continuaremos a caminhar para o futuro.....o futuro é promissor.....

    ResponderExcluir