segunda-feira, 30 de maio de 2011

SEMANA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

EDUCAÇÃO EM TENENTE LAURENTINO CRUZ - RN

ESCOLA MUNICIPAL SENHORA SANTANA NA CAMPANHA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.











A Escola Municipal Senhora Santana, desenvolveu  atividades relativas   a Semana Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no período de 18 a 27 de maio. Salientamos que a Escola Municipal Senhora Santana é a responsável direta pelos resultados apresentados no IDEB no nosso Município em que colocou a Educação de Tenente Laurentino Cruz - RN, em segundo lugar  nos anos finais na relação de classificação no Rio Grande do Norte-RN.  O resultado  reflete à dedicação de Toda a Rede Municipal de Ensino das nossas escolas Urbanas e Rurais, demonstrando o Compromisso de Todos na Qualidade Educacional do Município de Tenente Laurentino Cruz - RN.

Resultados do IDEB:

ANOS INICIAIS -  2009 -     3,8               - PROJETADA PARA  2013 -   3,8

ANOS FINAIS   -   2009 -     4,0               - PROJETADA PARA 2013  -   3,9
 
As  atividades desenvolvidas no ambiente escolar em parceria com a Casa da Família, foram:

a) Aulas expositivas com textos informativos;
b) Elaboração de cartazes com o tema em questão;
c) Visita da turma do 7º ano B até a Sede do Pró - Jovem para uma exposição de cartazes e rodas d conversas;
d) Elaborações de Redações;
e) Palestras - Como identificar, Prevenir e Combater a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Exibição de filme com comentários educativos com a Psicóloga Anna Paula representante da Casa da Família envolvendo as turmas do 8º e 9º anos turmas;
f) Caixinha com Tira Dúvidas - Momento de descontração.
g) Palestras com os Agentes de Proteção e Pró-Jovem nas turmas de 4º ao 9º anos.

O encerramento/culminância foi na sexta-feira deia 27, com uma caminhada pelas principais ruas da nossa cidade envolvendo, inclusive, todas as Secretarias Municipais e Escolas Urbanas e Rurais.

Parabenizamos a toda a equipe de professores e pessoal de Apoio Educacional pelo belíssimo trabalhado que estão desenvolvendo na Escola Municipal Senhora Santana.

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL  - SECRETARIA DE SAÚDE - CASA DA FAMÍLIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SECRETARIA DE ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE.
FAÇA BONITO - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.
Diz Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.

VIOLÊNCIA SEXUAL 

É uma relação desigual de poder provocada pelas realções adulto-criança, homem-mulher, adolescente-criança, sob condições de vulnerabilidade social. É uma violação de direitos humanos.

ABUSO SEXUAL

É uma violência praticada por pessoas contra crianças e adolescentes, dentro ou fora da familia para obter satisfação sexual.

A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Implica na venda de serviços sexuais prestados por crianças ou adolescentes, para uma terceira pessoa, seja homens ou mulheres, parentes ou não. Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (prostituição infantil, turismo sexual infanto juvenil, pornografia infantil, tráfico para fins sexuais).

ALGUNS INDICADORES FÍSICOS NA VÍTIMA

Dor ou inchaço na área genital ou anal. Secreções na vargina ou no pênis; infecções urinárias; doênças sexualmente transmissíveis; comprometimento no controle das fezes e urina; dificuldades e doenças emocionais.

COMPORTAMENTO DA VÍTIMA

Apresenta comportamento sexual inadequado à idade; fugas de casa; não confia em adultos; brincadeiras sexuais agressivas; vergonha excessiva; ideias ou tentativas de suicídio; auto-flagelação; sentimento de culpa; baixa estima.

CARACTERÍSTICAS DA FAMÍLIA

Evita contatos da Criança com a comunidade, principlamente da Escola como espaço de socialização; é muito possessiva; acusa a criança de promíscua, sedutora e de ter atividade sexual fora de casa; crê que o contato sexual é a forma de amor familiar. Oculta o abuso sexual e alega outro agressor para proteger a família.

COMO PROCEDER EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Identificação do problema - informar ao Conselho Tutelar - O conselho Tutelar acompanha junto a família (CREAS) - toma as decisões podendo ser acionado a Delegacia de Polícia ou em casos urgentes a Emergência ou Centro de Atendimento.

TELEFONES
100 - disque denúncia
9664-3794 - Lúcia (Conselho Tutelar)
3438-0993 - Delegacia de Polícia
9663-6065 - Vitória ( Agente de Proteção)

Um comentário:

  1. Bom, foi bom, muitissimo bom, todos estão de parabens tanto a Escola Florência Maria como as demais, os agentes de Proteção que divulgou o seu pepel diante da sociedade, o grupo de idos que também marcaram presença, os agentes de saúde que também estiveram presentes, e as demais entidades do nosso municipio, deixo aqui meus parabens e a cada ano seja de evolução para que não haja e abuso com nossas crianças! Sou agente de Proteção estou me desenvolvendo muito desde que entrei e assim me desperso!

    ResponderExcluir