quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA


EDUCAÇÃO LAURENTINENSE


A educação do município de Tenente Laurentino Cruz conta com um número de 94 professores, distribuídos em três níveis de ensino, a saber:

EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Creche – 04 (quatro) professores graduados e 02 (dois) com formação na modalidade normal.
  • Pré-escola – 10 (dez) professores graduados e 02 (dois) com formação na modalidade normal.

ENSINO FUNDAMENTAL

  • 1º ao 5º ANO e EJA 1º e 2º NÌVEIS – 31 (trinta e um) professores, sendo 30 (trinta) graduados em Pedagogia e 01 (um) graduado em área específica.

  • 6º ao 9º ANO e EJA 3º e 4º NÌVEIS – 23 (vinte e três) professores, dentre esses, 14 (catorze) são graduados nas áreas específicas e 09 (nove) graduados em Pedagogia.

  • Equipe de apoio – Direções, Coordenações, salas de leitura, bibliotecas, salas de vídeos – 22 profissionais.

  • Quadro Técnico (SEMECD) – Nutricionista, Psicóloga, Coordenação Pedagógica, Coordenação Administrativa, Coordenações Pedagógicas em todas as Escolas e por Ciclos (1º ao 5º anos, 6ºao 9º anos e EJA).

Absorção de 11 Universitários como professores auxiliares – Bolsa de complementação Educacional.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Desde o ano de 1997, quando foi promulgada a Lei Orgânica Municipal, o município de Tenente Laurentino Cruz conquistou o direito constitucional de eleger seus gestores escolares por meio do voto direto dos professores, funcionários, pais e alunos. Mas só em 2004, após a criação do Conselho Municipal de Educação, é que foi posto em prática esse direito, quando foi realizada a 1ª eleição para os gestores das escolas municipais, empossados em 1º de Janeiro de 2005. No ano de 2007, foi realizada a 2ª eleição para os gestores escolares, empossados em Janeiro de 2008.
Além da eleição dos gestores, a gestão democrática leva a família para a escola, através da participação nos Conselhos Escolares. No município, 03 escolas têm conselhos escolares formados e atuando.
Na Administração atual – 2009/2012 – Os Diretores foram nomeados para o mesmo período, por meio de portarias específicas.

ALUNO REVELAÇÃO

Uma ação importante realizada no âmbito da educação municipal foi a realização do projeto “Aluno Revelação”, que premiou os alunos vencedores em cada escola, aprovados em teste de conhecimentos, no ano de 2006 e 2007.Oferecendo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, dados concretos para novos planejamentos na área pedagógica. A Secretaria concorre ao Prêmio Gestão Educacional /2008 (UNDIME/MEC), com o Projeto Aluno Revelação. 

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

Outra ação importante realizada neste ano de 2008 foi a elaboração de um material bibliográfico sobre a história e a geografia do município, fato que levará à sala de aula temas locais ao conhecimento dos alunos.

FORMAÇÃO CONTINUADA

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, tem investido na formação continuada dos seus professores, com a promoção de Semanas Pedagógicas interessantes, planejadas para o progresso profissional dos mesmos e encontros pedagógicos mensais durante todo o ano letivo.

CURRÍCULOS ESCOLARES

No ano de 2007, as escolas municipais investiram tempo na elaboração dos currículos a serem executados a partir de 2008 em todas as escolas da Rede Municipal de ensino.

OUTRAS AÇÕES

Foi implantada também na educação municipal a Lei nº 10.639/03, que trata da inserção do ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas públicas, sendo tratado do tema nas aulas de história do Brasil, especialmente.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - Embasamento legal na Constituição da República Federativa do Brasil; LDB -Lei nº 9.394/96 e 10.172/01 Plano Nacional de Educação - PNE.

PLANO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO – (2006 – 2010) –Agenda Potiguar pela Alfabetização de Crianças.

PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO – PAR – Ações que possibilitam o cumprimento estabelecido no Termo de Adesão - Decreto nº 6.094, de 24.04.2007.

PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL – Lei nº 156, de 30.06.2006. – Alterada em 2010.

PLANO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS – PES.Plano Plurianual de ações voltadas para a melhoria da Educação Municipal.

PROJETOS / CONVÊNIOS ASSINADOSMEC/FNDE
PROINFÂNCIA – Construção de CRECHE padronizada a nível Nacional com todos os mobiliários.
PROINFO – Distribuição de computadores para todas as Escolas Urbanas e Rurais, com matrículas superiores a 100 alunos.
CAMINHO DA ESCOLA – FNDE/BNDES – adquirir 02 (dois) ônibus escolares padronizados para  44  e 31 passageiros.

CONSELHOS ATUANTES – Conselho do FUNDEB, Conselho Municipal de Educação,  Conselho da Merenda Escolar, Conselhos Escolares, Comitê Gestor Local do Programa Brasil Alfabetizado e da EJA,  Comitê Local de Acompanhamento do PAR – índices do IDEB.

PARCERIAS ATUANTES:
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI – aulas de reforços.
SECRETARIA DE SAÚDE -  Seminários e Oficinas – Combate as Drogas, Combate ao Abuso Sexual, Combate a DENGUE é um dever meu, seu e de todos.
SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL – Parceria nas metas estabelecidas  pelo SELO UNICEF.
CASA DA FAMÍLIA – Combate ao Abuso e Exploração Sexual de  Crianças, Jovens e Adolescentes.

ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR – BOLSA FAMÍLIA.

CONCURSO DE REDAÇÃO – realizada durante a semana de comemoração da Emancipação Política do Município.

PROJETO AGRINHO – Participação anos 2005/2006 e 2007 – Temas; Meio Ambiente Saúde e Cidadania. 

GRÊMIOS ESTUDANTIS – implantados em todas as escolas Municipais com matriculas superiores a 100 alunos, desde 2007.

ADESÃO AO PROGRAMA: “PRIMEIRAS LETRAS” NO SERIDÓ – parceria firmada – ONG Comunicação e Cultura – Banco do Nordeste do Brasil – BNB.

COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA INDEPENDÊNCIA – Jogos Escolares – JESI (Projetos dos Professores de Educação Física) e desfile de 07 de setembro.

PARTICIPAÇÃO NO DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO – Todas as escolas desenvolveram ações voltadas para o voluntariado.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – PDE/2007 – assistência financeira as escolas urbanas e rurais com matrículas superiores a 100 alunos  por meio de  convênio MEC/FNDE/ESCOLA

PROJETOS IDEALIZADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – VISÃO DE FUTURO.
a)        PROFESSOR CRIANÇA – interação família Escola.
b)       SALA DE ACELERAÇÃO.
c)        ESCOLA DE MÚSICA.
d)       CAPOEIRAS NAS ESCOLAS.
e)        ACADEMIA LAURENTINENSE DE LETRAS – JOVENS E ADOLESCENTES.
f)        ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL
g)       BANDA MARCIAL.
h)       CURSO ARTESANAL DE BORDADOS E PINTURAS NAS ESCOLAS PARA AS MÃES DOS ALUNOS.
i)         PARCERIAS COM AS RELIGIÕES VISANDO O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA EDUCACIONAL FAMILIAR. – Responsabilidade dos pais na educação dos filhos.
j)         IMPLANTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES.
        
PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES _ A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Coordenou a execução do Programa Trilhas Potiguares da UFRN, junto com as outras Secretarias Municipais nos anos de 2010 e 2011.

PROJETO RONDON – Coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura, junto com as todas as Secretarias Municipais, o Projeto Rondon, executado pelas Universidades –UNESP – SP e a UNIPAMPA – URUGUAIANA – RS – janeiro/2011.

ÍNDICES DO IDEB – PROVA BRASIL Resultados da PROVA BRASILIDEB :As metas foram atingidas para os anos iniciais e finais, colocando a Educação Municipal em segundo lugar no Rio Grande do Norte nos anos finais:
ANOS INICIAIS -  2009 -     3,8               - PROJETADA PARA  2013 -   3,8
ANOS FINAIS   -   2009 -     4,0               - PROJETADA PARA 2013  -   3,9
GINCANA CULTURAL – Promovida em parceria com PETI e a Rádio Comunitária FM 89,7 , no ano de 2009-Premiações 40 bicicletas para as turmas participantes – Jovens e Adolescentes.

LEI Nº 204, de 20/07/2009 – Lei que permite a assistência a 20 bolsas de estudos aos alunos carentes pela Universidade Interativa Paulista – UNIP.

INSTALAÇÃO DO TELECENTRO PÚBLICO DIGITAL – Telecentro público Digital, com internet Banda larga. Local de funcionamento para os alunos da UNIP – EAD.

PROGRAMA PROINFO – Instalações de computadores nas Escolas Urbanas e Rurais, com internet banda larga.

REFORMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS – URBANAS E RURAIS – anualmente é feita as manutenções, limpezas, pinturas e outras instalações necessárias.

IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES E GRATIFICAÇÕES – Ano de 2010 e em 2011 implantado as gratificações à remuneração.

FARDAMENTO ESCOLAR – aquisição de fardamento escolar para todos os níveis -2009 e 2011.

IMPLANTAÇÃO DO PROERD – Programa de treinamentos disciplinares com os alunos dos 5º anos – Combate as Drogas – Abuso Sexual.

PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE – Implantação do Programa de Saúde Educacional – PSE, ( em fase preliminar de execução)




HORTAS ESCOLARES – Estar sendo desenvolvido projetos em parceria com a Secretaria de Agricultura e o PSE, para a execução nas escolas municipais. Projeto de sustentabilidade à merenda escolar.

SELO UNICEF – Participações diretas, junto com as outras Secretarias Muinicipais, nas conquistas dos Selos UNICEFs, 2006/2008.
  
 ADESÃO AO PROGRAMA - PROUCA –aquisições de 500 computadores lap-top, para os alunos de 6º ao 9º anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário