segunda-feira, 30 de maio de 2011

SEMANA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

EDUCAÇÃO EM TENENTE LAURENTINO CRUZ - RN

ESCOLA MUNICIPAL SENHORA SANTANA NA CAMPANHA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.











A Escola Municipal Senhora Santana, desenvolveu  atividades relativas   a Semana Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no período de 18 a 27 de maio. Salientamos que a Escola Municipal Senhora Santana é a responsável direta pelos resultados apresentados no IDEB no nosso Município em que colocou a Educação de Tenente Laurentino Cruz - RN, em segundo lugar  nos anos finais na relação de classificação no Rio Grande do Norte-RN.  O resultado  reflete à dedicação de Toda a Rede Municipal de Ensino das nossas escolas Urbanas e Rurais, demonstrando o Compromisso de Todos na Qualidade Educacional do Município de Tenente Laurentino Cruz - RN.

Resultados do IDEB:

ANOS INICIAIS -  2009 -     3,8               - PROJETADA PARA  2013 -   3,8

ANOS FINAIS   -   2009 -     4,0               - PROJETADA PARA 2013  -   3,9
 
As  atividades desenvolvidas no ambiente escolar em parceria com a Casa da Família, foram:

a) Aulas expositivas com textos informativos;
b) Elaboração de cartazes com o tema em questão;
c) Visita da turma do 7º ano B até a Sede do Pró - Jovem para uma exposição de cartazes e rodas d conversas;
d) Elaborações de Redações;
e) Palestras - Como identificar, Prevenir e Combater a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Exibição de filme com comentários educativos com a Psicóloga Anna Paula representante da Casa da Família envolvendo as turmas do 8º e 9º anos turmas;
f) Caixinha com Tira Dúvidas - Momento de descontração.
g) Palestras com os Agentes de Proteção e Pró-Jovem nas turmas de 4º ao 9º anos.

O encerramento/culminância foi na sexta-feira deia 27, com uma caminhada pelas principais ruas da nossa cidade envolvendo, inclusive, todas as Secretarias Municipais e Escolas Urbanas e Rurais.

Parabenizamos a toda a equipe de professores e pessoal de Apoio Educacional pelo belíssimo trabalhado que estão desenvolvendo na Escola Municipal Senhora Santana.

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL  - SECRETARIA DE SAÚDE - CASA DA FAMÍLIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SECRETARIA DE ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE.
FAÇA BONITO - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.
Diz Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.

VIOLÊNCIA SEXUAL 

É uma relação desigual de poder provocada pelas realções adulto-criança, homem-mulher, adolescente-criança, sob condições de vulnerabilidade social. É uma violação de direitos humanos.

ABUSO SEXUAL

É uma violência praticada por pessoas contra crianças e adolescentes, dentro ou fora da familia para obter satisfação sexual.

A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Implica na venda de serviços sexuais prestados por crianças ou adolescentes, para uma terceira pessoa, seja homens ou mulheres, parentes ou não. Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (prostituição infantil, turismo sexual infanto juvenil, pornografia infantil, tráfico para fins sexuais).

ALGUNS INDICADORES FÍSICOS NA VÍTIMA

Dor ou inchaço na área genital ou anal. Secreções na vargina ou no pênis; infecções urinárias; doênças sexualmente transmissíveis; comprometimento no controle das fezes e urina; dificuldades e doenças emocionais.

COMPORTAMENTO DA VÍTIMA

Apresenta comportamento sexual inadequado à idade; fugas de casa; não confia em adultos; brincadeiras sexuais agressivas; vergonha excessiva; ideias ou tentativas de suicídio; auto-flagelação; sentimento de culpa; baixa estima.

CARACTERÍSTICAS DA FAMÍLIA

Evita contatos da Criança com a comunidade, principlamente da Escola como espaço de socialização; é muito possessiva; acusa a criança de promíscua, sedutora e de ter atividade sexual fora de casa; crê que o contato sexual é a forma de amor familiar. Oculta o abuso sexual e alega outro agressor para proteger a família.

COMO PROCEDER EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Identificação do problema - informar ao Conselho Tutelar - O conselho Tutelar acompanha junto a família (CREAS) - toma as decisões podendo ser acionado a Delegacia de Polícia ou em casos urgentes a Emergência ou Centro de Atendimento.

TELEFONES
100 - disque denúncia
9664-3794 - Lúcia (Conselho Tutelar)
3438-0993 - Delegacia de Polícia
9663-6065 - Vitória ( Agente de Proteção)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

EDUCAÇÃO LAURENTINENSE ADERE AO PROGRAMA PROUCA.














TENENTE LAURENTINO ADERIU AO PROGRAMA PROUCA (Um Computador por Aluno)


Instituído em 2010 pela Lei nº 12.249, de 14 de junho de 2010, o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) é uma iniciativa da Presidência da República coordenada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.
O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.
A Prefeitura Municipal de Tenente Laurentino Cruz/RN, na pessoa do Sr. Prefeito Municipal Airton Laurentino Junior, já solicitou junto ao Secretário Municipal de Educação, Francisco das Chagas Silva (Chaguinha), o qual já repassou à Prefeitura, o levantamento dos alunos da rede municipal de ensino que cursam do 6º ao 9º ano, para que a partir daí, providencie-se à aquisição de Laptops educacionais que serão utilizados tanto nos espaços escolares (sala de aula, pátio, laboratórios, etc.) por estudantes e professores, de acordo com regras a serem estabelecidas, como em suas residências, iniciando assim um processo de inclusão digital de familiares e da comunidade em geral.
É um avanço significativo para a educação de Tenente Laurentino Cruz, que em plena era da informação e do conhecimento, está sendo beneficiada com um projeto de alto nível e ao mesmo tempo, promovendo a inclusão digital de cerca de 04(quatro) centenas de adolescentes e jovens, os quais serão mais estimulados a prosseguirem na aquisição dos seus conhecimentos.

Para mais informações digite: http://www.uca.gov.br/institucional

quinta-feira, 26 de maio de 2011

RESULTADO DA PROVINHA BRASIL - 2011

PROVINHA BRASIL

No mês de abril do corrente ano foram realizadas neste município a Provinha Brasil, mas precisamente nas escolas municipais: Senhora Santana, Silvino Garcia do Amaral, Florência Maria da Conceição e Centro Rural. A referida Provinha, é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. Aqui no município, observou-se um equilíbrio no resultado entre os alunos avaliados, havendo uma pequena vantagem dos alunos da Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral, em relação aos demais, conforme as médias abaixo.

ESC. MUN. SILVINO GARCIA DO AMARAL- 70,24

ESC. MUN. FLORÊNCIA MARIA DA CONCEIÇÃO - 61,11

ESC. MUN. SENHORA SANTANA - 55,83
Turma – “A” = 62,50
Turma - “B” = 56,25
Turma – “C” = 48,75

Parabenizamos a todos os Professores da Rede Municipal pelo ótimo trabalho.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Professor Criança uma experiência que deve continuar.


                                           Professorinha Maria Luiza em ação.


                                           Professorinha Fernanda.
                                           Assistentes: alunos do 4º ano
                                   Sentada ao lado em observação a Professora Raimunda, pelo que se imagina radiante de felicidade.

A Escola Municipal  Silvino Garcia do Amaral, localizada na zona Rural de Tenente Laurentino Cruz - RN, de forma ousada vem demonstrando criatividade para atingir os objetivos de alfabetização com disciplina envolvendo toda comunidade escolar em torno do projetos que sempre são defendidos pela a equipe de professores e apoio escolar, visando a melhoria da "Qualidade Educacional", como é esperado dentro dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Salienta-se, ainda, que a dedicação da Educação em Tenente Laurentino Cruz - RN, diz respeito a toda a Rede Municipal, pelas suas escolas Urbanas e Rurais, com profissionais sempre abertos a aprenderem e estarem atualizados, sem medo de errar na aplicação de coisas novas e ousadas, voltadas sempre para a melhor qualidade em que se possa oferecer. Claro que dentro das disponibilidades existentes dos recursos da Educação.

Fato este é que através da Professora Raimunda, do 4º ano  séries iniciais a titular teve a ousadia de desenvolver o Projeto Professor Criança, constituido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no ano de 2006, que faz parte do Plano Municipal de Alfabetização -2006 - 2010, com objetivo de despertar no corpo alunado o interesse pelos estudos, além de colocar situações em que o próprio aluno como professor num dado momento despertasse em seus colegas um choque de consciência e alto estima, proporcionando nos colegas alunos assistentes a pergunta. "O Que Serei Amanhã Quando Crescer?
A aplicação prática pela Professora Raimunda com relação ao assunto Professor Criança, consiste em que escolhidas três alunas, mais qualificada no meio dos colegas de classe, as mesmas passaram a estudar a disciplina de Inglês fora do horário de aula e se preparariam para ministrar aulas da disciplina para os coleguinhas. A primeira experiência delas foi com o assunto sobre as cores em Inglês.
As aulas serão ministradas pelo menos uma vez por mês, de forma que os colegas sempre estejam se despertando. As alunas serão acompanhadas sob a observação da Professora Raimunda de Castro e da Coordenadora Maria das Graças Oliveira. O interessante é que as três alunas Professorinhas, são Maria Cecília, filha da Professora da Maria Gilza de Medeiros; Maria Luiza, filha da Professora da Sala Multifuncional Oziene Baracho e Fernanda, filha da Professora Zelia.

SOBRE O PROJETO PROFESSOR CRIANÇA 

"Quando as portas estiverem fechadas para você. Torne-se um voluntário. Deus às abrirá novamente"

 
DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA EDUCACIONAL.
         É de se notar o desajuste no meio social onde a Sociologia procura encontrar explicações lógicas para esses desajustes morais e de valores éticos e não se encontra fórmulas que atendam de imediato os problemas existentes que resolvam mesmo que em parte os problemas sociais, até porque um dos maiores desafio da humanidade é no tocante a segurança na sua necessidade de sobrevivência.
Os pais por sua vez chegam a esquecer a sua prole na busca dessa segurança, seja por alimentação, vestuário, saúde ou até mesmo de moradia, não se levando em conta o lazer a reunião familiar o aconchego do lar que seria a parte mais importante na formação moral, caráter e espiritual dos indivíduos.
Nada é mais imprescindível para que se tenha uma Sociedade Consciente do Saber Viver do que o indivíduo saber o seu papel dentro de um grupo, comunidade ou a sua participação ativa nos planos do Criador.
Desta forma, a preocupação constante da Educação com relação a família na Escola, de sorte a establecer um elo de ligação entre pais e alunos, educando-se conjuntamente, lapidando o sentimento da interação e aprimorando disciplinarmente e habituando-se ao que se espera pelo Projeto Professor Criança.
O antigo preceito de esperar crescer para conhecer a vida terá que dar lugar ao "Conhecer a Vida e Crescer".
A consciência de que somos seres em evolução deve ser o principal assunto e em destaque na pauta da Educação.
Imaginemos, entretanto, quando conseguirmos despertar no Professor e no aluno a fórmula em  que o professor prepara exercícios de casa, para que os alunos apliquem ensinando aos pais como Professor Criança. O resultado seria a aprendizagem em virtude da responsabilidade e promoveríamos o despertar do enlace de responsabilidade familiar. Seria um momento em que os pais, obteriam o respeito de seus filhos e os filhos despertariam para a natureza, digamos assim. "Serei alguém e para tanto, serei também  para  a minha comunidade. É dando que se recebe, porém ofereço conhecimento e recebo oportunidades de oferatar mais e mais.

Parabenizamos a toda a equipe da Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral e em especial a Professora Raimunda de Castro e a Coordenadora Pedagógica Maria das Graças Oliveira, bem como, ao Ilustríssimo Senhor Diretor Francisco Bernardo da Costa que estar a frente da Escola, já bastante tempo, sempre com a dedicação de um profissional vocacionado para a educação.                                                                                           





terça-feira, 10 de maio de 2011

ENCERRAMENTO DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO.





Na última sexta-feira 06 de maio no Salão Tropical em Tenente Laurentino Cruz, aconteceu o jantar de encerramento do Programa Brasil Alfabetizado. Uma confraternização entre alfabetizadores, alfabetizandos, Secretário Municipal de Educação e cultura, Vice-prefeito, coordenadora do programa e gestor local, na oportunidade realizou-se homenagens e agradecimentos a todos os participantes.
O Programa Brasil Alfabetizado iniciou suas atividades no município em setembro de 2010 e finalizou em março de 2011, foram ofertados pelo  programa: merenda escolar, distribuição de material escolar para alfabetizandos e alfabetizadores, realizações de testes cognitivos de entrada e saída (Leitura e escrita, Matemática). Iniciamos o programa com um total de 200 matriculas, 15 alfabetizadores, 02 coordenadores de apoio pedagógico e 01 gestor local, as aulas foram ministradas na casa dos alunos, na casa dos alfabetizadores e grupo de idosos.
É notório abordar o empenho e as dedicações dos alfabetizadores com  responsabilidades, dedicações, organizações e cooperações, portando-se como verdadeiros voluntários em prol da Educação.

Na oportunidade a alfabetizada mais conhecida como Dona Helena, leu um texto de um autor desconhecido, deixando a todos uma emoção saudável com o sentimento de dever cumprido, eis o poema:

Gotas de Motivação

Todos os dias, damos um passo sempre à frente.
Todos os dias, caminhamos um pouco mais na direção do nosso eldorado de sucesso.
Todos os dias, passo a passo, construímos um mundo novo.
Se olharmos para trás, veremos que deixamos marcas profundas nesta linda caminhada em busca da felicidade.
Estas marcas são na verdade uma conquista após a outra, que juntas superarmos os obstáculos da vida, precisamos colocar na nossa mente um ponto de chegada, uma meta real ou um objetivo bem concreto.
Devemos seguir em frente o tempo todo, sem termos medo do futuro que nos espera de braços abertos e com um largo sorriso, destinado às pessoas que acreditam que vencer nesta vida é muito mais que um sonho...
É uma verdade!!!

Autor desconhecido.




quinta-feira, 5 de maio de 2011

PETI - INFORMATIVO NOTÍCIAS DA HORA









Um dos orgulhos da Educação e Cultura de Tenente Laurentino Cruz -RN são os trabalhos do PETI. Possui uma equipe de profissionais com uma  dedicação de encher de alegria nossos corações.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Ação Social, parabenizamos a todos que fazem parte da  equipe do PETI,  Professores,Monitores, Merendeiras, Auxiliares de Serviços Gerais.
AS NOTÍCIAS DA HORA: JORNAL INFORMATIVO
1) A CAPOEIRA DO PETI APRESENTOU MAIS UMA NOVIDADE: O monitor ensaiou uma coreografia brilhante da dança guerreira, visando a valorização da cultura indigena e Africana com os alunos do programa. A  apresentação no espor-peti indigena  aconteceu no dia 19 de abril.
2) BANDA DE MÚSICA DO PETI - A Banda de música do PETI desfilou no dia 14 de abril pelas principais ruas da cidade, junto com as Secretarias e Escolas Municipais, em evento voltado para a campanha contra a dengue.

3) O ARRAIÁ PETISERRA JÁ SE PREPARA PARA AS FESTAS JUNINAS - A equipe de monitores do PETI, estão mais uma vez orgnizando o Arraíá do PETI SERRA que tem a finalidade de socializar as crianças, jovens e adolescentes envolvendo neste grandiosos evento que já mostra tradição sertaneja. As participações serão, inclusive, com o PROJOVEM, e as apresentações deverão ser na Festa do Padroeiro Santo Antônio.