quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mapeamento Cultural - Coral da Imaculada Conceição - Comunidade Cinco Cantos



Os moradores da comunidade de Cinco Cantos do município de Tenente Laurentino Cruz sempre tiveram uma religiosidade muito grande e foi por essa fé de seus habitantes que foi formado pelo senhor Francisco das Chagas Silva, natural de Acari-RN e morador da localidade há 4 anos o Coral Imaculada Conceição que se apresenta em praças publicas, igrejas, capelas, escolas, ruas e principalmente nas atividades religiosas da Capela da Imaculada Conceição da comunidade Cinto Cantos.
O coral é formado por 30 pessoas entre 12 e 70 anos, São 26 mulheres na faixa etária 4 de 13 a 18 anos, 5 de 18 a 24 anos, 10 de 25 a 40 anos 04 de 40 a 60 anos e 02 acima de 60 anos, 4 homens na faixa etária de 40 a 60 anos, que cantam hinos religiosos usando o violão, timbre, teclado e usam camisetas e calça nas cores branco e azul.
O regente do coral é o seu fundador Francisco das Chagas Silva de 48 anos e que atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desportos do município de Tenente Laurentino Cruz-RN. Chaguinha falou que teve a idéia de formar o coral para o desenvolvimento cultural da comunidade e que os moradores do Cinco Cantos tivessem o coral como cartão de visita, tendo em vista o orgulho que envolve toda comunidade com relação a própria participação comunitária.
O coral já  apresentou-se em varias cidades do Estado do Rio Grande do Norte: Caicó, Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Angicos.
Para o nosso entrevistado a importância do coral é o desenvolvimento e integração de toda comunidade entorno da religião católica com participação nas missas e festas religiosas.
Pesquisadora: Walklecia Barbosa Alves, 18 anos  - em 08/04/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário