terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MAPEAMENTO CULTURAL

MÊS DE MARIA
 
O mês de maio para os católicos tem um grande significado, pois é o mês dedicado a Nossa Senhora e por esse motivo é clamado de mês Mariano, mês de Maria.
Na cidade de Tenente Laurentino Cruz durante todo o mês há celebrações em honra a Nossa Senhora com cânticos, orações, celebrações e no dia 31 de maio encerra com grande festa quando a imagem de Nossa Senhora é coroada por várias  crianças vestidas de anjos.
Participam na faixa de 400 pessoas desde crianças até as pessoas mais idosas que procuram uma aproximação maior com Nossa Senhora.
Em nosso município essa celebração começou na casa de Dona Toinha Valério com senhoras, jovens e crianças interessadas a ter mais experiência com Jesus e Maria, e hoje essas celebrações acontece na Capela de São Francisco na sede do município. Sempre no ultimo dia é usado instrumento para acompanhar a celebração.
Para Dona Antônia Gonçalo dos Santos Soares, conhecida como Toinha Gabriel que nasceu em Tenente Laurentino Cruz há 55 anos e que sempre residiu no município, e que ajuda na Capela de São Francisco de Assis como ministra extraordinária da comunhão eucarística o mês Mariano tem grande importância pois devemos amar a mãe de nosso salvador Jesus.
Nessa dedicação há Maria há uma participação muito grande de crianças, pois todas querem no ultimo dia do mês participar como anjo na coroação da imagem da Nossa Senhora.
Uma das tradições dos moradores de Tenente Laurentino Cruz-RN e juntarem todas ou flores usadas na ornamentação da Capela durante o mês e queimar no último dia após a coroação da imagem.
Segundo Dona Toinha, a comunidade de Tenente Laurentino Cruz mantém viva a tradição da coroação de Nossa Senhora, como também a queima das flores, continua, ela, após a coroação, junto todas as flores usadas durante o mês Mariano e queima, diz ainda que a fumaça é elevada ao céu com os pedidos e agradecimento das graças alcançados.
Pesquisadora: Maria Verônica da Silva, 13 anos - 02/06/2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário