quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mapeamento Cultural - Violeiro

 
VIOLEIRO
Abdon Cosme Sobrinho nasceu no sítio Saco do Feijão no município de Florânia em 13/10/1925, sendo filho de Joaquim Francisco dos Santos e Isabel Maria da Conceição, passou sua infância e parte da adolescência no sítio Capim Açu, em Florânia/RN e desde 1940 reside em Tenente Laurentino Cruz, no sítio Cinco Cantos e é conhecido por Abdon.
Começou a tocar desde muito jovem, pois desde criança sentia vontade de tocar e a partir de 1958 começou a cantar fazendo cantorias em praças, terreiros, centro culturais, escolas e casas de familiares, nessas cantorias sempre tem na faixa de 180 pessoas entre crianças, jovens e idosos de etnia negra, parda e branca. Essas cantorias acontecem semanalmente nas sextas-feiras e sábados começando sempre as 19:00 hs até o dia amanhecer.
Seu Abdon, falou que nunca foi preciso sair para outros municípios, pois aqui mesmo em Tenente Laurentino Cruz arranjava o dinheiro para sua feira. A primeira viola que tocou foi feita por ele, começou a tocar cavaquinho, bandolim, violão e por ultimo a viola que toca até hoje. Ele começou por diversão e depois tornou-se um meio de vida.
Para ele a cantoria é muito importante, pois fazendo cantoria e poesia foi com que criou a família, segundo seu Abdon na cantoria não marca preço, coloca uma bandeja  e o povo vai colocando dinheiro.
Ele ainda disse que hoje em dia o pessoal não está dando mais valor a cantoria, pois a juventude só quer saber de bandas de forró. Em suas apresentações já fez muitos desafios, lembrando bem dos cantadores, André Avelino, Chico Valério, Chico Vieira, Pedro Henrique e José Uilamês.

E nessas apresentações cantava repente, martelo agalopado, quadrão, beira mar, mourão, gemedeira, sempre terminando fazendo um forró na viola para o povo dançar.
Na literatura de Cordel, seu Abdon já escreveu a historia de Sebastião Saturnino, que morava no sítio Jose Antonio em Tenente Laurentino Cruz e passou 10 dias desaparecido com fome e sede, quando os vizinhos e familiares o encontraram com vida. Outro dom de seu Abdon é curar com um galho verde crianças com olhado, quebranto e ventre caído.
Terminando nossa conversa com seu Abdon, ele disse que iria dizer um verso de improviso e falou assim:

“Quem nunca viu Abdon cantar repente, nunca viu moça velha no namoro.
Nunca viu vaqueiro lutar com touro, nunca viu se enfrentar homem valente.
Nunca viu se matar uma serpente, nunca viu se enfrentar um valentão.
Nunca viu se laçar um barbatão, nem nunca viu dois guerreiros guerriando.
Nem nunca viu um curisco arrebentando, as pedreiras da serra do sertão”

Pesquisadora: Marlha Aparecida Gonçalves de Medeiros, 14 anos – em  07/07/2006


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mapeamento Cultural - Coral da Imaculada Conceição - Comunidade Cinco Cantos



Os moradores da comunidade de Cinco Cantos do município de Tenente Laurentino Cruz sempre tiveram uma religiosidade muito grande e foi por essa fé de seus habitantes que foi formado pelo senhor Francisco das Chagas Silva, natural de Acari-RN e morador da localidade há 4 anos o Coral Imaculada Conceição que se apresenta em praças publicas, igrejas, capelas, escolas, ruas e principalmente nas atividades religiosas da Capela da Imaculada Conceição da comunidade Cinto Cantos.
O coral é formado por 30 pessoas entre 12 e 70 anos, São 26 mulheres na faixa etária 4 de 13 a 18 anos, 5 de 18 a 24 anos, 10 de 25 a 40 anos 04 de 40 a 60 anos e 02 acima de 60 anos, 4 homens na faixa etária de 40 a 60 anos, que cantam hinos religiosos usando o violão, timbre, teclado e usam camisetas e calça nas cores branco e azul.
O regente do coral é o seu fundador Francisco das Chagas Silva de 48 anos e que atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desportos do município de Tenente Laurentino Cruz-RN. Chaguinha falou que teve a idéia de formar o coral para o desenvolvimento cultural da comunidade e que os moradores do Cinco Cantos tivessem o coral como cartão de visita, tendo em vista o orgulho que envolve toda comunidade com relação a própria participação comunitária.
O coral já  apresentou-se em varias cidades do Estado do Rio Grande do Norte: Caicó, Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Angicos.
Para o nosso entrevistado a importância do coral é o desenvolvimento e integração de toda comunidade entorno da religião católica com participação nas missas e festas religiosas.
Pesquisadora: Walklecia Barbosa Alves, 18 anos  - em 08/04/2006

MAPEAMENTO CULTURAL - CRUZEIRO

       Chegando no Sítio Cinco Cantos  no município de Tenente Laurentino Cruz na casa do senhor Abdon Cosme Sobrinho que nasceu em Florânia-RN no ano de 1925, que reside desde 1940 em Tenente Laurentino Cruz um Cruzeiro feito em madeira nos chama atenção. Seu Abdom falou que foi uma promessa, que sua mãe Izabel Maria da Conceição fez nas idas de 40 quando seu Abdom foi para a cidade de Vera Cruz-RN e ficou doente de Empaludismo então sua mãe disse que se
ele ficasse bom construía o cruzeiro. Até os dias atuais seu Abdom reza o terço nesse cruzeiro
Ele disse que antigamente fazia grandes festas nesse cruzeiro participando crianças, jovens e idosos e que toda comunidade, pois era uma maneira de se divertirem e também agradeciam a Deus. Seu Abdom disse que um ano trouxe a imagem de Nossa Senhora das Vitórias do monte do Galo da cidade de Carnaúba dos Dantas-RN e nesse dia tinha 130 carros em sua propriedade.
Atualmente devido os filhos terem se casado e a esposa viver doente, seu Abdom continua fazendo só a parte religiosa, pois as grandes festas para ele foi muito trabalho e não tem condições de realizar.
Ele falou que gosta muito quando as pessoas perguntam o significado do cruzeiro, pois conta toda a historia demonstrando a fé de sua mãe e que as crianças gosta de escutar e ele sempre mostra para elas o quanto devemos refletir as coisas de Deus.
Seu Abdom tem 80 anos, de cor parda e é filho de Joaquim Ferreira dos Santos e Izabel Maria da Conceição.

Pesquisadora: Gislaine Nayara Araújo Rodrigues, 15 anos
22/05/2006

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MAPEAMENTO CULTURAL

MÊS DE MARIA
 
O mês de maio para os católicos tem um grande significado, pois é o mês dedicado a Nossa Senhora e por esse motivo é clamado de mês Mariano, mês de Maria.
Na cidade de Tenente Laurentino Cruz durante todo o mês há celebrações em honra a Nossa Senhora com cânticos, orações, celebrações e no dia 31 de maio encerra com grande festa quando a imagem de Nossa Senhora é coroada por várias  crianças vestidas de anjos.
Participam na faixa de 400 pessoas desde crianças até as pessoas mais idosas que procuram uma aproximação maior com Nossa Senhora.
Em nosso município essa celebração começou na casa de Dona Toinha Valério com senhoras, jovens e crianças interessadas a ter mais experiência com Jesus e Maria, e hoje essas celebrações acontece na Capela de São Francisco na sede do município. Sempre no ultimo dia é usado instrumento para acompanhar a celebração.
Para Dona Antônia Gonçalo dos Santos Soares, conhecida como Toinha Gabriel que nasceu em Tenente Laurentino Cruz há 55 anos e que sempre residiu no município, e que ajuda na Capela de São Francisco de Assis como ministra extraordinária da comunhão eucarística o mês Mariano tem grande importância pois devemos amar a mãe de nosso salvador Jesus.
Nessa dedicação há Maria há uma participação muito grande de crianças, pois todas querem no ultimo dia do mês participar como anjo na coroação da imagem da Nossa Senhora.
Uma das tradições dos moradores de Tenente Laurentino Cruz-RN e juntarem todas ou flores usadas na ornamentação da Capela durante o mês e queimar no último dia após a coroação da imagem.
Segundo Dona Toinha, a comunidade de Tenente Laurentino Cruz mantém viva a tradição da coroação de Nossa Senhora, como também a queima das flores, continua, ela, após a coroação, junto todas as flores usadas durante o mês Mariano e queima, diz ainda que a fumaça é elevada ao céu com os pedidos e agradecimento das graças alcançados.
Pesquisadora: Maria Verônica da Silva, 13 anos - 02/06/2006