domingo, 14 de dezembro de 2014

Pedagogia de Cristo - Disciplina, obediência às regras.



Levítico 18 – Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
18-2 – Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o Senhor, vosso Deus.
18-4 – Fareis conforme os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
18-5 – Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais,  fazendo-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor.

E em tudo há uma perfeita ordem, uma disciplina, formas e os porquês a seguir em obediência. Se em tudo há um segmento, por que então não ensinar a obediência em primeiro lugar, demonstrando que o equilíbrio das forças em harmonia e obediência deverá  ser colocada para aprendizado, antes mesmo de quaisquer movimentos.
Imaginemos uma situação simples, por exemplo: Um jogo de futebol tem as suas regras onde dois times disputam as jogadas utilizando-se de uma bola, cujo objetivo é com os pés conseguir colocar a bola nas redes do time adversário, que se denomina de gol.  Então, para isso, consta das regras que serão apreciadas e julgadas por um Juiz e dois bandeirinhas que o ajudam, indicando as situações faltosas, ou seja,  as jogadas feitas contra as regras do jogo do futebol. Mas, de tudo isso, é interessante notar que tudo isso é feito em tempo real, no momento e,  na medida que as jogadas vão acontecendo.
Uma boa lição para observarmos que se os atletas não conhecerem previamente todas as regras disciplinas do jogo, certamente nada aconteceria, o jogo não poderia acontecer em face de que apenas o juiz e os bandeirinhas conheciam as regras do jogo.
Podemos deixar prevalecer então, que em todas as situações da vida existem as regras para serem seguidas para que haja o perfeito equilíbrio, ordem e harmonia as forças ali atuantes.
Poderia ser diferente na família ou na escola como extensão da educação, formação de caráter da base familiar e dos comportamentos grupais no meio social?
Lógico que não, tendo ainda como prioridade a base familiar que ali mais do que,  em todos os lugares, devem nascer a compreensão de todas as regras a serem aplicadas em todos os ambientes.
Ora! Se no seio familiar os pais, desde o nascimento,  impusessem todos os ensinamentos com relação a formação de caráter, voltado sempre para obediência as regras ensinadas em primeiro lugar pela Palavra de Deus e adequadas pelo ambiente social em que vivem, naturalmente a obediência dos filhos seriam e estariam sendo construídas no dia a dia e para toda vida como ética de ser um humano.
Há, mais os defeitos? Certamente a personalidade do indivíduo estaria desenvolvendo-se paulatinamente, mesmo que as mesmas fossem de provas defeituosas advindas das ancestralidades. Mesmo assim, a conduta de se encarar as vicissitudes da vida no dia a dia, seria bem  melhor  administrada por todos que vivemos nessa presente passagem pelo planeta Terra.
Caráter e personalidade  são atributos distintos. Um diz respeito a formação mental no plano material e ou outro as características espirituais. Tornam-se latentes sempre de acordo com as nossas emoções. Sejam negativas ou positivas, serão sempre as emoções.
E se não houver uma regra disciplinada de todo ser para conviver com essas emoções? O que resultará dos comportamentos humanos?
Estaremos no momento atual da humanidade vivendo esses desequilíbrios. Pode-se afirmar que sim. Todos os valores familiares estão sendo deixados para trás,  como se o homem não se importassem mais com esses mesmos valores: depressão, violência, tristezas constantes, irresponsabilidades com o próximo, brigas religiosas, falta de respeito aos direitos, enfim, uma imensidão de atributos negativos que desclassificam todas as regras impostas desde a criação do homem.

Levítico 18 – Fareis conforme os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

As regras familiares e educacionais devem ser vistas e revistas todos os dias de forma à doutrinar e torna-se parte integrante da consciência de cada pessoa, seja pai, mãe, filha, filho, enfim, todos. Claro que cada segmento da sociedade têm as suas regras e a família o tutorial que deve está acima de todas as regras, ou melhor, dizendo,  aquela que tem sua regra maior em Deus, na família para se fazer a obedecer a todas as outras regras.
Daí então podemos observar,  que “Moisés ao descer do Monte Sinai com as Tábuas das Regras, enfurecendo-se com as atitudes idólatras do seu povo, quebrou-as. Nisso podemos entender que o Moisés enfurecido destinou suas palavras assim: “que permaneça em vossas consciências as regras impostas por Deus para todos, que permaneça e nunca se esqueçam, que estejam escritas em vossos pensamentos.” E deve ter concluído: "a responsabilidade é de vocês, plantem e colham."
Ora! Quando todos os ensinamentos das regras estão  armazenados no coração/pensamento a obediência  das regras se converterá em obediência “Moral”.
 É bom de alvitre notar que se existe às regras as imposições, ao equilíbrio harmônico da vida, é porque existe uma causa, um motivo, uma essência viva, para que se mantenha a vida e forma humana em ascensão. E tudo isso é Deus  na natureza material do homem e na natureza espiritual dos seres vivos.
Já pensou, se todos os dias antes de iniciar as aulas o professor repassassem pelo menos em cinco minutos sua forma de ministrar sua matéria para que proporcionasse mais o aprendizado.
Como regras de conduta em sala aula, todos os dias e assim mais... por todos os dias.
O aluno iria dizer: Professor disso nós já sabemos, vire o disco.
E a resposta sábia do professor poderia ser essa: Eu sei, que vocês já sabem e é por isso que sabendo não devem nunca esquecer que amanhã novamente direi tudo de novo, até que se torne parte de ti, sobre as regras que te levará ao sucesso, não somente na vida profissional, como também na sua relação de respeitar o próximo como você também deverá ser respeitado.
Lembro-me  de uma das  minhas professoras de História. Todos os dias quando entrava na sala a primeira coisa que fazia era colocar no quadro uma frase que tomava parte do quadro: “Querer é poder.  Se você quer você também pode. Estude.”

"Quando o professor puder prescrever aos pais, por meios de receitas, (assim como o médico prescreve tratamentos e medicamentos para um paciente), tratamentos para serem aplicados aos filhos, dentro da própria família do aluno, teremos dado o primeiro passo para resgatar o tempo perdido na formação de caráter de alunos situações problemas para a escola."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário