quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PEDAGOGIA DE CRISTO - A DIVISÃO DA ATENÇÃO



A DIVISÃO DA ATENÇÃO.
Qual a melhor forma de comportamento que se aplique,  como exercício para a boa atenção em sala de aula?
Como deveria ser o meu  comportamento à todo instante no meio social?
Existe alguma técnica, algum hábito que terei que criar para alcançar a devida atenção?
O  que  esse  conhecimento poderia  proporcionar para minha saúde e equilíbrio mental e  emocional?
PRECISO TRABALHAR EM  MIM MESMO? 
Conhece-te a ti mesmo e não somente para si mesmo. Você e o mundo.
É preciso conhecer, porque por meio desse conhecimento que aqui significa a prática constante como hábito é que podemos alcançar a forma ideal de memorização dos assuntos em salas de aulas ou mesmo nas conversações grupais.
Observe,  que quando conversa com alguém e você destina toda a sua atenção, ou melhor dizendo está devidamente interessado no assunto, naquele momento, naquele tipo de forma conversada; as pessoas que estão na mesma conversação sobre o assunto, transmitem-lhe uma simpatia, uma  concordância para os assuntos debatidos. Encontramos, ainda, as soluções mais eficazes, até mesmo  fórmulas por meio de palavras que não estavam no script da pauta debatida.
Quando isso não acontece, ou seja, essa interação as pessoas envolvidas estão sempre preparadas para dizer "Não", a tudo.
Observe, ainda:
Que não há cansaço por parte das partes envolvidas no debate;
Que há também, um interesse forte de se encontrar respostas imediatas e viáveis;
Que todas as energias canalizam para o bem do debate, sem quaisquer interferências externas;
E que quanto mais se debate sobe o assunto, os  mesmos, são tratados de forma alegres, ainda que sejam assuntos para  aquele momento sem  resposta, mas que permanece à busca consciente, desperta, de se encontrar o equilíbrio das indagações.
E quando não há esse entendimento?  Quando  há  ausência de todos os atributos conhecidos para a Divisão da Atenção e sua aplicação consciente?
a) O professor é chato.
b) O desequilíbrio exige do aluno, o senta levanta,  constantemente.
c) Se alguém passa do lado de fora na porta aberta você imediatamente se desvia para ver de quem se trata.
d) Lembra do celular e a mensagem que deseja receber de alguém.
e) Viaja com o seu pensamento por lugares distantes  e fica  disperso como uma fuga ao seu presente.
f) Permanece quase sempre criando devaneio, situações adversas até mesmo de  violência.
g) Uma preocupação com constante ou seja gastando suas energias antecipadamente e que fatalmente poderá lhe faltar no amanhã.
h) Esquece do momento em que está vivendo ali, para construir um futuro que nunca será seu, porque você mesmo iria precisar daquelas situações para você.
i) Enfim, bastaria relacioná-los e descobriria que todas essas situações seriam tão somente uma parte.
j) E numa reunião? A todo instante alguém chega para desviar a atenção dos demais ou mesmo pedir para falar com algum participante.
Por tudo isso, você concorda que pode estar acontecendo com você?
Vamos trabalhar juntos a partir de agora para podermos construir um novo modo de adaptar-se a essas situações e controlá-las ao seu favor. Sim ou não. A resposta só depende de você.
Para tanto, faça a afirmação a seguir.
O "EU SOU", QUE COMIGO ESTAR SEMPRE E NUNCA ME ABANDONARÁ PRECISA QUE O " EU MESMO E EM MIM MESMO HABITE ".   PARA QUE O "EU SOU"  ESTEJA DESPERTO  EM MIM MESMO.   "EU E O MEU PAI SOMOS UM."

A DIVISÃO DA ATENÇÃO
Todos podem chegar à experiência da realidade. Todos tem direito às grandes vivências do Espírito, ao conhecimento dos reinos e países das regiões moleculares e eletrônicas da natureza. Mas,  para isso, precisa começar a Despertar a Consciência.
É impossível andar desperto nos mundos superiores se aqui neste mundo  físico, material, o estudante está adormecido.
A primeira coisa a ser feita para despertar Consciência é perceber que está adormecido. Essa questão de estar adormecido é algo muito difícil porque normalmente todas as pessoas acreditam que já estão acordadas. Só quando se compreende que vive adormecido é que se começa a despertar-se.
Todo mundo trabalha adormecido e sonhando. Dirige carros dormindo e sonhando. Mesmo assim, acredita piamente que está desperto. Mas quem quiser despertar sua Consciência, aqui e agora, precisa compreender estes três aspectos ou fatores subconscientes:
1) Identificação
2) Fascinação
3) Sonho
Vamos verificar os detalhes e trabalhar com esses atributos?
a) Qualquer tipo de identificação gera fascinação e sonho.
- Se a gente vai andando por uma rua e de repente encontra uma passeata em protesto contra alguma coisa, se não estivermos alertas, poderemos nos identificar com a manifestação, juntarmo-nos,  fascinados ao manifesto e, em seguida, já em pleno sonho de consciência, começar a gritar, jogar pedra, carregar faixas e a fazer coisas que em qualquer outra circunstâncias não faríamos nem por um milhão de dólares.
- O esquecimento de si mesmo é um erro muito grave de incalculáveis consequências.
- Identificar-se com qualquer coisa é o cúmulo da estupidez, porque o resultado é sempre a fascinação e o sonho.
- É impossível um estudante despertar sua Consciência se sempre esquece de si mesmo e se identifica com as coisas.
- É impossível despertar a Consciência quando a gente se deixa fascinar e cai em sonhos.
Veja um exemplo de fácil entendimento:
Preste a atenção que pode ter acontecido o mesmo fato com você. Tire lições.
- Estamos dentro de um ônibus rumo ao nosso trabalho e temos que descer do veículo num determinado ponto de parada. Mas, de repente, vem à mente a lembrança de uma pessoa querida; como não estávamos atentos ou alertas, acabamos nos identificando com a aquela recordação. Até ri  sem querer,  lembrando de algo interessante daquela pessoa, enquanto o ônibus fazia o seu percurso. Resultado: veio o fascínio e, em seguida, o sonho, o devaneio. E enquanto isso o ônibus continuou seguindo sua rota. De repente a gente dá um pulo e diz para si mesmo: Puxa vida! Esqueci da parada do ônibus. E agora!
O que aconteceu?
Ora! Ao identificarmos com a recordação daquela pessoa querida, acabamos de mergulhar em sonhos, ainda que de olhos abertos e em movimentos. Ou seja: a Consciência havia estado ausente de nós durante todo o tempo do sonho sem que notássemos que o ônibus já havia passado do lugar em que deveríamos ter descido. Pois bem! Quem quer despertar Consciência deve aprender a dividir a atenção em três partes:
É o famoso - SOL  DAS NOSSAS VIDAS.
1) Sujeito: Íntima recordação de si mesmo de momento a momento. Não podemos nos esquecer de nós mesmos durante todo o tempo.Orai e vigiai para que não sejais deixados para trás...
2) Objeto: Não devemos nos identificar com coisa alguma, acontecimento algum, circunstâncias nenhuma. Devemos ver, fazer e observar tudo e todas as coisas sem esquecermos de nós mesmos.
3) Lugar: A todo momento devemos nos pergunta: Que lugar é este? Onde estou? Que faço aqui? Ao mesmo tempo devemos olhar atentamente para todas as coisas como quem  procura encontrar qualquer coisa estranha ou diferente.
A divisão da atenção em três partes levará o estudante ao despertar da Consciência.
Auto-observar-se, autoconhecer-se sem se esquecer de si mesmo é muito difícil, mas de extrema importância para despertar a Consciência.
Esse esquecimento de si mesma, a não lembrança de si própria e, de fato, é a causa da ignorância humana.
O homem que desperta a Consciência experimenta a terrível realidade de que já não é mais escravo, e com dor verifica que as pessoas andam nas ruas dormindo e sonhando, parecendo verdadeiros cadáveres ambulantes.
Do livro O Cristo Cósmico - Samael Aum Weor.
Comentários  - Aplicando em sala de aula:
1) Não seria difícil aplicar em sua sala, antes e durante a aula os métodos específicos para manter-se com a devida atenção consciente, aprendendo de forma mais fácil os assuntos, memorizando com critérios, dominando a sua atenção. Domando seu cavalo selvagem,
2) O que seria essa atenção e como direcioná-la para aprendizagem?
- Imagine que está no seu computador. Você coloca a mão sobre o mouse e o movimenta,  e na tela aquela seta (ratinho) caminha e vai para onde você direciona. Pára a seta sob determinado aplicativo e clica. E ao clicar ele abre o respectivo aplicativo que você desejava que fosse aberto. Porém, pense!. O ratinho deverá está em cima do aplicativo para que o programa possa abrir. Correto!
Então, observe que a sua atenção dentro da sua imaginação deverá ser como aquela seta, que você deve levá-la, aonde você quiser dentro de seu corpo, ou da sua mente, ou da memória e clicar, para que abra o programa que deseja.
Experimente colocar  a sua atenção(seta) na sua mão de direita e  senti-la pulsando, é sinal que a sua consciência (atenção) está assim localizada na sua mão.
- Na sua sala de aula, ao se prestar a aprender e memorizar os assuntos explicados pelo seu professor, deverá naquele momento está convicto de que a sua seta é a sua atenção e a sua atenção deverá está ativa em todos os seus sentidos.
- Agora o mais importante é saber que deverá o aluno está devidamente bem sentado em sua cadeira, com os dois pés plantados no solo; a coluna vertebral bem apoiada no encosto e de forma bem ereta(com a prática consegue facilmente), e logo em seguida ativar a sua atenção por meio da seta que chamaremos aqui de consciência.
Faça os experimentos.
Policiar sua mente, seus pensamentos de minuto a minuto, prestando a atenção aos seus pensamentos: 
Dessa forma e com o tempo de treino  tornando-o como hábito  as técnicas será possível aprender muito mais ainda, e o interesse pelo assunto o fará gostar das aulas ou palestras e interagir com o sue professor de forma bem diferente.  Será que a sua mente poderia fazer por  meio da Divisão da  Atenção, dispensar a mesma aprendizagem e controle de memorização,  para pelo menos, fazer 5 coisas ao mesmo tempo. Seria isso possível? Vejamos.
- Se diante do seu computador, você clica num programa digamos, o facebook, depois quer ver seus e-mais, viu uma notícia e abre um blog específico,  e dentro daquele blog ainda existe um link. Você não faria todas essas aplicações, mantendo todas os programas abertos e ao tempo, clica num, minimiza e abre outro. Então!
Se a máquina criada pelo homem, disso é capaz imagine a inteligência que a criou.
Para tanto, é preciso treinar, treinar, e treinar.
Acompanhe o seu desenvolvimento no dia a dia e façam bons proveitos dos seus estudos.
boa sorte.














Nenhum comentário:

Postar um comentário