segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Pedagogia de Cristo - Temor do Senhor, princípio da ciência.




PROVÉRBIOS 
1 - Introdução geral 
Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.
1-2 -Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência;
1-3- Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade;
1-4 - Para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso;
1-5 - Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos;
1-6 - Para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações.

Poderíamos entender Provérbios como o Projeto Político Pedagógico da Pedagogia de Cristo?
Uma preparação em que todo o Projeto de Deus para a Escola Terra em sua Evolução, chama a atenção para a prudência, a equidade, o bom siso, ouvir os bons conselhos, ouvir e crescer em sabedoria, enfim aplicar a inteligência a serviço da evolução individual de cada um, como também coletivamente.
Seria  utopia falar dessas bondades aqui na Terra? Se não há sonhos, se não há foco no paraíso, num Reino dos Céus na Terra, como poderia ainda, o homem manter-se dentro de padrões da esperança num mundo melhor. Seria impossível sem essa esperança, e essa mesma esperança poderíamos visualizá-la, ainda em sonhos que certamente se tornar-se-á reais um dia.
Mas, pensando bem, um Projeto Político Pedagógico Escolar, bem que poderia constar na sua abertura todos os registros citados,  os objetivos, ações, estratégias e as metas. Estivesse sempre voltado no corpo do dia a dia, da escola estabelecendo trabalhos e ensinamentos em primeiro lugar para a lapidação da alma humana, buscando o seu despertar, pela utilização da inteligência, como altar da sabedoria.
Mas, para tanto esses ideais da sabedoria deve nascer dentro da família, e bem antes da concepção dos filhos, ou seja, a escolha de boas sementes para o plantio nessa Terra de aprendizado.
Pois então!, Não seria tão difícil assim, nossos filhos serem treinados e habituados a ouvir as citações de Provérbios, constituindo nova consciência dos valores do homem em como evoluir, emocionalmente e intelectualmente, consigo mesmo e a serviço da humanidade vivendo em coletividade, ajudando-se de forma justificada na Palavra.
Por que reclamam tanto de violência, se somos nós mesmos os responsáveis por ela? Mas como assim... responsável pela violência?
Fácil de entender e de uma forma bem simples. Belisque-se no braço ou qualquer outro local, por exemplo na orelha. Há dóói!!!!
Então no seu irmão vai doer da mesma forma se fizer o mesmo puxão de orelha. Ou será que não!!!
Fácil tirar a trave que está no teu olho, para enxergar essas situações? Claro que não é fácil e acho que até que essa geração não verá mais, não conseguira mais observar o mal que se foi feito a todos os excluídos da sociedade.
Há quer exemplo!!! Pois bem, vamos lá.
Fala-se em escola de inclusão, de todas as formas, muitas vezes a hipocrisia toma conta daquilo que venha a ser a inclusão. Não deveríamos falar em inclusão somente para aqueles alunos que tem necessidades especiais e sim de uma forma geral.
O penitenciado por exemplo: Você aceitaria que seu filho estudasse na mesma sala daquele desviado de conduta mesmo antes de nascer; aquele mesmo sim que matou cerca de 30 mulheres?
Claro que não! Mas nem por isso as penitenciados deveriam estar exclusos de frequentarem as aulas dentro dos locais de reclusão. Se bem como a Pedagogia de Cristo em primeiro lugar, para que a misericórdia da Fonte Universal, pudesse permitir a reconstituição de um início de despertar, da consciência em cada aluno.
É difícil reestudar todo um sistema da organização humana em sociedade quando todos os princípios de sobrevivência está sob a dependência do materialismo financeiro. Porém, não entendo como impossível em se dar o primeiro passo.
Em resumo moral: De que adianta o aluno saber resolver uma equação, saber ler, escrever, enfim os ensinamentos escolares de todas as disciplinas se a sua consciência, não está na fonte geradora de sua própria vida.

Provérbios  7 : O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Será que essa máxima confirma os registros acima citados.
O que se ensina nas escolas. Não seriam as ciências?
Pois as mesmas sem o temor ao Senhor, ao invés de promover sua evolução, promove a loucura do ser humano, através do medo, da mesma forma que um caminhante erra o seu caminho e não sabe onde vai chegar. Bem assim: Sei lá...!  Só sei que sigo onde vai dar não sei...
Quando no meio do caminho quer desistir da caminhada, procura atalhos que certamente enveredará pelo caminho do outro. E nesse caminho, pode se caminhar um, apenas e,  de cada vez.
O resultado é a realidade que hoje vivemos.  Loucos que desprezam a sabedoria como instrução.

Provérbios 8 - Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe.

E tudo começa dentro da família.

"A verdadeira escola para os nossos filhos deve recomeçar concomitantemente com a escola para os nossos pais."






Nenhum comentário:

Postar um comentário