sexta-feira, 7 de julho de 2017

Cooperativismo, solidariedade, auto sustentabilidade? Esse é o caminho não há atalhos. Saúde , Educação e Clube dos Diretores Lojistas - CDL - Acari -RN

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO NA CONVIVÊNCIA COM AS SECAS, TENDO COMO BASE A EDUCAÇÃO PARA O APOIO FINANCEIRO A SAÚDE PÚBLICA COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA O  MUNICÍPIO DE ACARI – RN.

UFRN - Currais Novos/RN
2017

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
1 – PERFIL DA INSTITUIÇÃO (Entidade, setor).
·         Prefeitura Municipal de Acari, Câmara Municipal, Hospital Maternidade de Acari e o Clube dos Diretores Lojistas.
2- PROBLEMA  ENCONTRADO
·         Escassez de recursos públicos para o atendimento a Saúde, falta de apoio as escolas no reforço escolar, elevados custos educacionais e a ausência da prática do cooperativismo e solidariedade no meio social.
3 – JUSTIFICATIVA
Geral:
·     Criar sistema de apoio financeiro a Saúde Pública com a participação popular por meios de planos interdependentes, com métodos específicos, tendo como parceiros a Educação e setor comercial por intermédio do Clube dos Diretores Lojistas – CDL. Tornar o município de Acari, autossustentável na área da Saúde Pública.
Específicos:
·       Promover o Bem Estar Social aos setores; Saúde, Cultura e Educação.
·       Elevar os índices do FIRJAN em Saúde e Educação;
·      Apoiar financeiramente a Saúde Pública por meio do Hospital Maternidade, para execução do Plano Saúde Cidadã.
·     Despertar a população para a responsabilidade de sobrevivência de forma organizada e aculturar os descendentes para a prática cooperativa e solidária.
·       Tornar o município autossustentável nas áreas de Saúde, Educação.
·  Elevar significativamente as receitas do município por meio da Educação, erradicando consideravelmente o analfabetismo.
4 –  SITUAÇÃO PROBLEMA
· Como fazer Políticas Públicas com a Participação Popular com autos sustentabilidade, promover bem estar social e criar emprego e renda na cidade de Acari, área de convivências com as secas, localizada no Seridó – Estado do Rio Grande do Norte?   
5  - METODOLOGIA:
5.1 – TIPO DE PESQUISA:  Quantitativa
5.2 – INSTRUMENTO DE PESQUISA: visitação e indicadores
5.3 – APLICAÇÃO DA METODOLOGIA:
5.3.1 -  Plano do Cartão Saúde Cidadã.
·         Criar o Cartão Saúde Cidadã que será o controle das movimentações financeiras entre Parcerias do Clube de Diretores Lojistas – CDL com Hospital Maternidade de Acari e a empresa conveniada como parceira Educação Online – Reforço Virtual Escolar.
·         Reforço Escolar no Compromisso Todos pela Educação, os acessos a serem cadastrados funcionaria da mesma forma, apenas como uma alteração simples no fornecimento de um código específico criado pelo Clube de Diretores Lojistas – CDL.
·         O setor comercial de qualquer natureza para participar do projeto deverá está vinculado ao Clube dos Diretores Lojistas – CDL.
·      Criar Projeto de Lei para atender a Saúde Emergente nas Escolas Municipal e Estadual (convênio com o Estado).
6 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS:
6.1 – PRINCIPAIS AUTORES CONTEMPLADOS_ -
·         Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal;  – Lei 11.079/2004 – Parceria Público- Privada e diversos autores ligado a pedagogia educacional como: Paulo Freire; Maturana, Wallon (1985), Içami Tiba (1998, p.02), BRESSER-PEREIRA: 2008,  p. 10, Constituição Federal de 1988.
6.2 – CONCEITOS/DEFINIÇÃO-CHAVE A RESPEITO DO TEMA INVESTIGADO:
O Projeto de Intervenção na Administração Pública sob o Tema:  Sustentabilidade e Desenvolvimento na Convivência com as Secas, tendo como base a Educação para o apoio Financeiro a Saúde Pública com a Participação Popular para o Município de Acari-RN”, tem o desafio de apresentar caminhos por meio de Métodos de Políticas Públicas, que servirá como apoio a sustentação a área da Saúde do Município, sem prejuízo da incidência dos recursos já existentes do Governo Federal, Estadual e Municipal.
As Parcerias Público-privadas, mais conhecidas como PPP's, são diretrizes que o poder público pode realizar ações em parceria com empresários para oferta de  serviços e/ou ações que não consegue realizar com recursos vindos dos cofres públicos.
Apesar de que as Parcerias Público-privadas, criada pela Lei 11.079/04, não se inserir como norma específica direta ao assunto em defesa, por analogia compreende-se que exista caminhos para a elaboração e prática dessa Política Pública com a participação popular.
No caso, a Prefeitura de Acari – RN, não tem condições financeiras para realizar com eficiência os serviços essenciais da Saúde Pública devido à escassez de recursos.
7 – RESULTADOS OBTIDOS E/OU ESPERADOS.
·         Autos Sustentabilidades na saúde pública.
·         Apoiar a educação no reforço escolar e melhora os índices do IDEB.
·         Conscientização da população na participação popular.
·         Desenvolver a prática do cooperativismo e solidariedade.
·         Fortalecimento no setor comercial.
8 – CONSIDERAÇÕES GERAIS:
Em conformidade com os registros em seu livro “A modernidade da administração pública brasileira nos últimos 40 anos”, de autoria de Paulo Roberto Motta ** Ph.D. e mestre em administração pública pela University of North Carolina (EUA), Professor titular da Ebape/FGV, professor visitante de Manchester (Inglaterra), da HEC Management (França), da Universidade de Macau (China), do Instituto Nacional de Administração (Portugal) e da Otto-von-Guericke—Universidade Magdeburg(Alemanha), cita que “nos últimos 40 anos, administração pública brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais não foram removidas.”
Desta forma, há de se entender pelas colocações que o assistencialismo generalizado promove a ineficácia da administração pública como causa nos dias atuais, tendo em vista que as exigências tornam-se cada vez mais crescente e generalizada. Observe-se que a Ciência Política está sem rumo certo, ou seja, sem a credibilidade na pratica devido ao assistencialismo, fazendo-se entender assim, que a população já construiu um conceito diversificado para Administração Pública, que  deve ser canal para esse assistencialismo, como: Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, auxílio reclusão, e tantos outras formas.
Ora, sendo a burocracia um modelo eficiente e que nunca perdeu a sua eficácia para todos os sistemas implantados, pois onde houver qualquer um novo sistema administrativo ali estará presente de alguma forma, ainda que seja por cartazes, ou ingresso que marca a ordem de chegada do cliente para atendimento. Sempre deve haver a burocracia, no entanto, a população já o conceituou erroneamente como filas, papéis, entraves, etc. Entretanto, a burocracia vai sempre existir. Seria de bom alvitre a Administração Pública, cooperar com o seu real funcionamento e não promover a culpa das ineficiências da máquina governamental ao  sistema burocrático.
Destarte, colocada a expressão assistencialismo na Administração Pública acredita-se ser o objeto principal, ou seja, a causa de ter sido criado nesse País tantos corruptos, cuja corrupção tornou-se uma prática normal entre os políticos como forma de sobrevivência dentro da Política. Em outras palavras, o assistencialismo criou o corruptor que é o eleitor e que por sua vez, aquele fez nascer e consolidar a corrupção no meio Político.
O modelo aqui explícito procura promover um assistencialismo em que todos se beneficiam, porém de ordem inversa, fazendo retornar a Administração Pública, na área da Saúde e Educação, recursos e responsabilidade da população e setores produtivos, comerciais e industriais, onde todos se tornam responsáveis pela manutenção dos benefícios assistenciais, em quaisquer áreas onde houver o cooperativismo e a solidariedade.
Segundo Paulo Roberto Motta** “A modernização efetiva somente ocorrerá com reformas que redistribuam os recursos de poder e alterem os canais de comunicação entre o público e sua administração”. Novos espaços, regras e estruturas administrativas são necessários para garantir autenticidade na representação política.
Concordando com as palavras do autor é que o Projeto em tela, propõe e acredita no sucesso e visão de futuro para a Administração Pública, como um novo enfoque, disciplinando e promovendo novo perfil da população para o cooperativismo e a solidariedade como a única forma de conviver com as secas com sustentabilidade e desenvolvimento.
As necessidades a população são cada vez mais exigentes, em todas as áreas. Em 1970, quando na copa do mundo cantávamos que éramos 90 milhões em ação para frente Brasil do meu coração, na atualidade cantaríamos como 210 milhões de brasileiros em ação.
Em 40 anos a população cresceu quase duas vezes e meia e as instituições em todas as áreas, em especial a Saúde e Educação permaneceu sem atender na mesma proporcionalidade. Por si só, isso bastaria para que se entendesse o grau de dificuldades da esfera Administrativa em manter uma máquina enxuta e uma organização funcionando com eficácia.
Nem é por demais falar sobre a grave crise de consciência que atravessa a classe política por não ter tido a responsabilidade de preparar um País para o futuro que seria os dias atuais. Também, seria de bom alvitre mostrar que as necessidades da população à medida que aumentava, coletivamente cresceu também o paternalismo a ponto de transformar o cidadão num dependente do Estado e extensivo aos seus representantes que é a classe política.
Dessa forma, se já existia a prática da corrupção implantada na consciência do povo brasileiro, por sua vez passou a ser uma prática de negócio entre as classes de políticos para o povo e do povo para com o político.
Nem seria assustador dizer que a corrupção nasceu do povo, é exercida em nome do povo e para o povo. Parece até palavras humorísticas, mas estamos diante de uma grande verdade quando na certa confundiram a democracia que o poder emanado do povo, exercido em nome do povo e para o povo, transformando a democracia numa verdadeira anarquia.
É preciso construir paradigmas fortes, mudanças de entendimento de conceitos arcaicos, se for o caso, até eliminar dos dicionários palavras que no vocabulário deveriam ser extintas para que nunca mais nas futuras gerações tomassem conhecimentos das mesmas e a fizessem renascer, despertando-as. E uma delas seria a palavra corrupção, com corruptos e corruptores.
É um desafio, todos sabem disso, porém nenhum país consegue mudar paradigmas senão houver uma luta forte como ponto de ruptura na história. E compreendo ser o momento de renascer Intervenções na Administração Pública de natureza muito forte sem dó, nem piedade só interessando a verdade da natureza humana.
Construir novos modelos educacionais, direcionando as responsabilidades dessas mudanças para as universidades. São elas que devem apontar caminhos, construir novos horizontes com o pensamento distante em pelo menos 50 anos a frente do nosso tempo.
A Administração Pública necessariamente terá que partir para vencer esses novos desafios, ou se expõe ou a própria necessidade humana o fará de natureza ainda muito drástica e natural.
Será que a natureza quando agredida pelo homem não prepara sua defesa e acaba destruindo o homem e suas construções abismadas. O que diria se entrássemos na questão da agressão ao meio ambiente. Como a natureza se defender senão, desequilibrando o clima provocando todos os tipos de intempéries.
A conjectura da população buscará suas soluções para todos os problemas existente no meio social ou as mesmas tomaram e mostrarão suas próprias soluções, como: violência, drogas, paternalismo, consumismo, escassez de recursos públicos, atendimento a Saúde Pública, segurança, educação, enfim, todos os problemas surgidos um dia terão suas respostas solucionadas por elas mesmas.
Diante das exposições em que requer a presença do cooperativismo e da solidariedade, entendemos que nada terá a sua solução, nada terá o seu sucesso, nada que se apresente como métodos de sobrevivência ou mudanças de paradigmas se não houver uma Intervenção direta na pessoa do Administrador em que os mesmos deverão se abster do orgulho e da vaidade, libertando-se do egoísmo por vitórias de partidos Políticos em busca do poder.
Finalmente, aquela máxima que diz citação popular: “Que a voz do povo é a voz de Deus e cada povo tem o governo que merece”, parece está mais em evidência nos dias atuais. É preciso fazer escolhas baseada apenas na índole do homem e na natureza responsável para com a natureza Divina. As execuções da Administração pública estariam sempre voltadas para o Bem Estar Social. “Feliz da Nação cujo Deus é o Senhor”.
9 –  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Constituição Federal.
- Lei Orgânica Municipal
- TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo: como superar os desafios do relacionamento
professor-aluno em tempos de globalização. São Paulo. Ed Gente, 1998.

MATURANA, H. R. Lettvin, J. T. McCulloch, W.S.Pitts, W.H.E vidence Thot Cut opticnerves fibres in a frog regenerate to thier proper ploces in the tectum. cienece 130:1709. 1959.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e Pratica da Libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Morais, 1980.
10 – ANEXOS
I - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. – LDB.
II - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
III - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE  LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
IV - COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO: DECRETO Nº 6.094, DE 24 DE ABRIL DE 2007.


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