quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Secretaria Municipal de Educação e Cultura faz avaliação geral dos alunos das séries finais do ensino fundamental.


O aluno  especial João Paulo Trajano do 9º  ano da Escola Silvino Garcia do Amaral.
Desfile do dia 07 de setembro

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dando continuidade ao Projeto "Aluno Revelação", implantado no ano de 2006, em que faz as avaliações dos alunos do ensino fundamental premiando os melhores alunos de cada série/ano escolar, resolveu fazer as referidas avaliações de forma inédita utilizando-se da Tecnologia de forma prática e com menos custos educacionais. O referido Projeto do Aluno Revelação  teve  o êxito planejado em virtude de que as colocações do município, foram plenamente satisfatórias de acordo com os índices do IDEB, cujo resultado recente aponta Tenente Laurentino Cruz - RN, em segundo lugar no Rio Grande do Norte, nas séries finais do ensino fundamental.
Neste ano de 2010, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, procurando aproveitar todos os recursos disponíveis no município e nas escolas da rede municipal, Urbana e Rurais, através dos sistemas de Tecnologias Informatizadas devidamente veiculados por meio da Internet Banda Larga, implantados pelo Ministério da Educação e Cultura  por meio do PROINFO, resolveu fazer as avaliações das matérias de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, das séries/anos 6º ao 9º anos, na modalidade a Distância.
As avaliações das matérias acima descritas, constam de 40 questões, cujas provas são implantadas no sistema de computadores de cada escola e os alunos das séries especificadas farão uso do cartões de respostas para resolverem as questões diretamente pelo sistema de pastas implantadas nos computadores.
Os cartões de respostas serão corrigidos pelos professores de cada disciplina e em seguida os resultados serão encaminhados para a Secretaria que de posse dos dados fará levantamento em gráficos estatísticos.
No próximo ano estar previsto a implantação do Sistema de Acompanhamento de Aprendizagem -SAP, em que cada estudante terá o e-mail devidamente acompanhado pelo Professor da Disciplina,  Professor de Informática, Coordenação Pedagógica Escolar  e a Secretaria Municipal. Bimestralmente a Secretaria de Educação,  remeterá por intermédio do Sistema Internet as avaliações das disciplinas de acordo com o currículo escolar unificado para o município para o e-mail do aluno. O aluno por sua vez, responderá as questões e reenviará pelo sistema ao centro de informações da Secretaria. De posse das respostas a Coordenação Pedagógica Geral  e equipe, corrigirá as avaliações  e retornará para o e-mail do aluno interessado os resultados, bem como, outras informações de ordem pedagógica que orientem melhor o aluno avaliado. Vale salientar que incluiremos "Temas Específicos", para efetuarmos avaliações também de Redações.  
O modelo ora criado servirá  de apoio as escolas na aprendizagem dos alunos, bem como, o acompanhamento pela Secretaria Municipal na aplicação e sucesso dos ensinamentos dentro dos curriculos unificados para todas as escolas municipais.
Salientamos que não existe nenhuma forma objetivada de fiscalizar quaisquer profissionais em seu ambiente escolar  nem tampouco punitivo. 
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradece a todos os profissionais da educação municipal que receberam abertamente o novo modelo de Avaliação a Distância - Sistema SAP e  acredita que será um sucesso para que se tenha uma Educação de Qualidade e sirva de exemplo para outras Secretarias Municipais que queiram seguir o modelo de avaliações a distância.     
  

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto Rondon - Operação Seridó - Tenente Laurentino Cruz -RN

Professora Aline Martinelli Piccinini - UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa Uruguaiana - RS  e o Professor Roberto Carlos - UNESP.Campus Araraquara-SP.

A proposta do conjunto B - Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, estar sob a COORDENAÇÃO GERAL DO PROFESSOR ROBERTO CARLOS MIGUEL JUNTO COM  O PROFESSOR SERGIO AZEVEDO FONSECA, E A  EQUIPE DE ACADÊMICOS da UNESP - CAMPUS DE ARARAQUARA, cujos objetivos proporcionará ao município de Tenente Laurentino Cruz - RN, atividades que incentivam e conscientizam sobre os assuntos dos direitos civis e humanos, além de promover o desenvolvimento sócio-econômico de forma sustentável, preservando os recursos naturais e disseminando conhecimentos através do contato direto com a população e troca de experiências com a comunidade.
A proposta têm como objetivo central identificar os principais problemas do município, com base em pesquisa feitas pelo IBGE, e ainda em dados de informações cedidas pelas lideranças locais e em seguida desenvolver estratégias de intervenção que possibilitem a geração de renda, a melhoria da infra-estrutura da cidade e o acesso da população a uma melhor qualidade de vida, como sejam:
 - Estimular as lideranças locais a multipilcarem as ações de melhoria na infraestrutura do município;
 - Capacitar os produtores  locais, no aprimoramento da produção de fruticultura e grãos, com especial atenção à agricultura familiar e aos integrantes de assentamentos;
 - Desenvolver estratégias para a mobilização da comunidade para exercer a participação coletiva nas decisões políticas e sociais do município;
 - Difundir informações acerca das questões ambientais, dando maior importância as questões referentes aos cuidados com o solo, esgotamento santiário e água;
 - Proporcionar a criação de coletivos para a geração de renda;
 - Disseminar soluções autossustentáveis com ênfase na aplicação de tecnologias sociais.
 As ações ora propostas pela instituição de ensino superior da UNESP, baseiam-se nos objetivos e princípios do Projeto Rondon, visando à troca de experiências e o aprendizado, tanto dos alunos que viabilizam as ações, como da comunidade que receberá o projeto. Conclui-se que, tais ações  implementadas promoverão debates, acerca dos problemas da comunidade local, além de abrir caminhos para que os cidadãos Laurentinenses possam deliberar ações de desenvolvimentos, sociais, econômicos e culturais.
Aguardamos ansiosos as implementações dos trabalhos .
EM BREVE DIVULGAREMOS AS PROPOSTAS DO CONJUNTO "A".

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Projeto Rondon - Operação Seridó - Tenente Laurentino Cruz -RN




A UNIPAMPA - RS e a UNESP - SP, foram as Universidades selecionadas para desenvolverem os trabalhos relativos ao Projeto Rondon no Município de Tenente Laurentino Cruz - RN. Destacamos os coordenadores, representantes das IES, Aline Martinelli Piccinini, pela Universidade dos PAMPAS e o Professor Roberto Carlos Miguel, representante da UNESP - SP.
Os emissários Professores estarão em nossa cidade a partir do dia 08/11/2010, para elaborarem juntos com os responsáveis por cada segmento Social, Secretarias: Educação e Cultura, Saúde, Ação Social, Agricultura, Casa da Família, Centro dos Idosos, Sindicato Rural, Conselho Tutelar e Direções Escolares, entre outros, o fechamento das propostas anteriormente estudadas por ambas as partes, representantes das IES e os diversos segmentos sociais do Município.
O Projeto Rondon será um dos melhores eventos prenunciado para o desenvolvimento do Município que dedica-se inteiramente as atividades, agrícolas e pecuárias, e que tem como fonte de exploração, precisando de um impulso para o desenvolvimento a fruticultura, ainda pouco explorado e comercializado.
No que diz respeito as Políticas Públicas espera-se que se possa extrair melhores resultados de conhecimentos e operacionalização pelos profissionais da área do Serviço Público, bem como, as questões Éticas Profissionais no que se constitui as aplicabilidade das normas internas do município em se tratando dos direitos e deveres do cidadão para com o Serviço Público.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, colocará a Semana Pedagógica que todos os anos acontece no período de fevereiro, para o dia 15 de janeiro/2011, de sorte que todas as atividades com referência ao Projeto Rondon voltados para a Educação, tenha o público alvo o quadro geral de professores, e outros profissionais da Educação Municipal.
Em destaque o ótimo trabalho de Coordenação Geral do Projeto Rondon pelo Cel R1 -O Senhor Edson Pierobon, que tem dedicado uma verdadeira controle nas conduções dos trabalhos, informando sempre com precisão os passos que a equipe Municipal deve seguir, de sorte que deixou a bem a vontade o relacionamento das equipes das IES, com o representante Municipal.
A abertura que será promovida pelas Secretarias Municipais como recepção aos Rondonistas deverá ser preparado no Palácio dos Esportes Dom. José Delgado de Medeiros eventos culturais trabalhados pelo PETI e outras atrações a nível de popularidade dos Comunitários.
O Prefeito Municipal - Airton Laurentino Junior falou de suas expectativas sobre o Projeto Rondon e determinou que a assistência tem que ser exemplar e de preferência ainda melhor do que a assistência que o Município deu ao Programa Trilhas Potiguares que atendeu em todas as oficinas a um público de 1.200 pessoas, idosos, alunos, professores, agricultores, profissionais da saúde, ação Social,  conforme relatório recebido recentemente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, enviado pelo Professor Dr. Fransualdo.
O envolvimento de toda a Comunidade Laurentinense no Projeto Rondon - Operação Seridó - 2011 será o nosso cartão de visita aos Rondonistas que pode-se considerar como um Projeto A nível de "Bandeirantes".

SAUDAÇÕES RONDONISTAS