quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ESCOLAS MUNICIPAIS APLICAM A PROVINHA BRASIL

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
Aqui em Tenente Laurentino Cruz-RN, a Secretaria de Educação e Cultura em parceria com as escolas municipais, realizaram 02 testes. O primeiro, aconteceu no início do ano letivo e avaliou o processo de desenvolvimento da alfabetização com foco nas habilidades de matemática. O segundo, deu-se no mês de novembro e foram avaliadas habilidades relativas à alfabetização e ao letramento inicial dos estudantes em cinco eixos fundamentais: 1) apropriação do sistema de escrita; 2) leitura; 3) escrita; 4) compreensão e valorização da cultura escrita; 5) desenvolvimento da oralidade.
           Abaixo, segue um resumo dos dois testes, com as respectivas médias.


ESCOLA
TURMA
MÉDIA
Teste nº 01
Teste nº 02
Esc. Mun. Senhora Santana
2º A
93,50
76,90
2º B
90,45
95,59
2º C
87,50
87,50
Esc. Mun. Silvino Garcia do Amaral
2º A
86,90
80,71
Esc. Mun. Florência Maria da Conceição
2º A
75,63
65,63
Unidade Boa Vista
2º A
54,00
53,00

sábado, 26 de novembro de 2011

ESCOLA SENHORA SANTANA - ESCOLA SELO SOLIDÁRIA.


A Escola Municipal Senhora Santana, foi reconhecida com o SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2011, do INSTITUTO FAÇA PARTE, o reconhecimento deu-se através do desenvolvimento do PROJETO SOMOS SEUS AMIGOS, realizado pelo alunos do 9° ano B, cujos objetivos do Projeto era fazer uma chá de bebê para uma das alunas que se encontrava grávida e que aproveitaram aquele momento  para  desenvolver a conscientização de todos os colegas  da escola sobre a prevenção contra a gravidez precoce e uso de camisinha.  
O SELO ESCOLA SOLIDÁRIA é um projeto realizado pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o MEC, o Consed, a UNDIME, a UNESCO, o UNICEF e a OEI que acontece a cada dois anos, desde 2003.
O Instituto Faça Parte enviou correspondência  parabenizando a Escola, informando a forma de reconhecimento do voluntariado educativo que estimulou a participação dos alunos na resolução de problemas da própria comunidade.

http://www.facaparte.org.br/material-selo-escola-solidaria-2011.

Parabenizamos a todos os professores e alunos da Escola Municipal Senhora Santana.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

1ª Feira Cultural - Afro Brasileira e Indígena-Escola Municipal Florência Maria da Conceição








Aconteceu no dia 22 de novembro de 2011, na Escola Municipal Florência Maria da Conceição - Sítio Baixa do Mateus - Tenente Laurentino Cruz - RN, a 1ª Feira Cultural Afro Brasileira e Indígena, com o Tema "UM RESGATE A CULTURA POPULAR'.

BRASIL QUE NOS AMA

"Sonho com dia em que possamos dizer: "Pátria Amada Brasil, não mais deitado eternamente, mas cuidando verdadeiramente dos filhos teus. Brasil que nos ama, Brasil que nos chama a viver como nos fala tua constituição-cidadã. Brasil que nos ama, Brasil que nos chama, a combater a injustiça, a violência e a discriminação para que tesus filhos sejam verdadeiros cidadãos, mas não basta sonhar, é precio ousar, entendendo que o coletivo nos fará caminhar na direção que queremos, pois cada um compõe a sua história e, juntos, a realidade pode transformar. Se muito vale o já feito, mais valerá o que será. Depende de cada um de nós esse mundo melhorar.

Com esta citação de Liduina Felipe de Mendonça Fernandes - Mossoró - RN, a Escola Florência Maria da Conceição convidou  toda a comunidade da Baixa do Mateus para participarem da 1ª Feira Cultural.

Parabenizamos a toda a equipe de professores, profissionais de apoio, alunos  e a Comunidade em geral pelo brilhante trabalho apresentado.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 

sábado, 19 de novembro de 2011

Feira do |Projeto Despertar e Exposição Afro-Indigena Brasileira





                                  Grupo de dança
                                 Exposição - Escola Municipal Senhora Santana
                                  Grupo de capoeira do PETI

                                 Professoras da Escola Silvino Garcia do Amaral
Aluno Especial da Sala - AEE - Escola Municipal Senhora Santana

Aconteceu  5ª Feira dia 18 de novembro a culminância  do Projeto Despertar desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio da Escolar Padre Sinval Laurentino de Medeiros e a Exposição da Cultura Afro-Indígena Brasileira. O Projeto aplicado nas Escolas Municipais - Senhora Santana e Escola Silvino Garcia do Amaral, integram às ações do Selo UNICEF.
Parabenizamos a todos os professores e alunos que brilhantemente demonstraram a dedicação, disciplina e aprendizagem dos referidos Projetos, bem como, a socialização dos temas com a sociedade em geral. 
Presença marcante do PETI com suas apresentações capoeira, dança indígena e maculelê. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Hortas da Escola Silvino Garcia do Amaral




                                 Aluno do 4° ano - Francisco





                                  Diretor da Escola - Francisco Bernardo -Amor a Educação
                                 Diretor da Escola e Alunas












                                 Dedicação, disciplina e aprendizagem
                                             Aula de cooperação, disciplina e dedicação


                                   Alunos do 4º ano em atividades.

A Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral, situada na Zona Rural na localidade denominada Zé Antônio, atende aos alunos de Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e inclusive há oferta de ensino de Creche e pré-escola. Tem um quadro de professores completo e conta também com alunos da Universidade-UNIP,  como professores auxiliares de salas de aulas, para ajudar na aprendizagem dos alunos com deficiência, objetivando cumprir o que se estabelece no Plano de Ações Articuladas s- PAR de 2009/2011.
A comunidade escolar tem participado de todos os eventos que envolve a assistência pedagógica.
As hortas escolares estão sendo trabalhadas pela a equipe de professores, alunos e comunidade escolar e  que para todos os seus residentes naquela comunidade é uma honra em poder mostrar os trabalhos desenvolvidos. Assistidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura  tiveram o apoio na implantação das hortas pelos alunos do Programa Trilhas Potiguares - UFRN e alunos das Universidades: UNIPAMPA - Uruguaiana - RS e UNESP - Araraquara - SP.
Parabenizamos a toda comunidade escolar pelo exemplo.    

IFDM - EDUCAÇÃO - SÉTIMO LUGAR NO RN



EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ANO 2000 A 2009



Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM)
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Na edição 2011, a novidade é a redução da defasagem temporal entre a divulgação do IFDM e o ano a que se refere, de três para apenas dois anos. Isso foi possível pois o Datasus, braço estatístico do Ministério da Saúde, abreviou os prazos de tratamento e divulgação das estatísticas básicas. Logo, a edição 2011 faz referência ao ano de 2009 e traz em sua análise comparações com 2008.


O índice da Educação Municipal de Tenente Laurentino Cruz -RN, estar colocado em 7º Lugar no Rio Grande do Norte, com índice de 0,8266 - Dados Estatísticos - COMO ALTO DESENVOLVIMENTO - ACIMA DA MÉDIA DE 0,8 PONTOS.
A SEGUIR A RELAÇÃO DOS PRIMEIROS COLOCADOS NO ÍNDICE DO FIRJAN - NO SETOR EDUCACIONAL.


COLOCAÇÃO                                          CIDADE                                         ÍNDICE


Primeiro Lugar                  - Santana do Seridó -                         0,8835
Segundo Lugar                 -   Ipueira                                              0,8809
Terceiro Lugar                  -   São |João do Sabugi                      0,8556
Quarto Lugar                    -   Felipe Guerra                                   0,8412
Quinto Lugar                    -   São José do Seridó                          0,8401
Sexto Lugar                      -   Acari                                                  0,8323
Sétimo Lugar                    -   Tenente Laurentino Cruz               0, 8266
Oitavos Lugares               -   Cruzeta e Major Sales                    0, 8124
Nono Lugar                        -   Riacho Santana                               0,8065
Décimo Lugar                    -    Rafael Codeiro                                 0,8024       
Agora, consultar o índice ficou ainda mais dinâmico. Basta fazer sua consulta no box ao lado.
Gerência de Estudos Econômicos: ligue para (21) 2563-4289 ou envie um e-mail paraeconomia@firjan.org.br