Rita Severa da Silva , aos 89 anos de idade, alfabetizada pelo Programa Brasil Alfabetizado - RN CAMINHANDO"
Natural de Currais Novos - RN, atualmente reside no município de Tenente Laurentino Cruz, Dona Rita como é carinhosamente conhecida, nos proporcionou uma lição de vida espetacular. Quando criança não frequentou escola, tinha que trabalhar na roça junto com seus irmãos e seus pais para garantir o sustento da família. Com muitas dificuldades à época, pagou a uma professora para ensinar-lhe a escrever o seu nome e que em poucas aulas decorou as letras e assim, por repetidas vezes conseguiu escrever, mas sem nenhum conhecimento sobre a escrita.
Casou muito jovem e dedicou-se ao marido e aos filhos, ficou viúva ainda nova, com sacrifício criou todos os filhos mas não desistiu dos sonhos de aprender a ler e a escrever. Disse ela, "Nas horas dificieis jamais baixei a cabeça, sempre pensava em Deus e nas coisas boas".
No ano de 2010 dona Rita realizou seu sonho de aprender a ler e a escrever, participou do Programa Brasil Alfabetizado - RN CAMINHANDO, e aos 89 anos de idade foi alfabetizada pela professora Maria Joaneide Dantas, 23 anos que se sente privilegiada ao ver dona Rita de puro otimismo e determinação sendo matriculada na Escola de Jovens e Adultos - EJA, dando seguimento a sua formação com muito entusiasmo.
Poema recitado feito por Rita Severo da Silva, para sua alfabetizadora Maria Joaneide Dantas na festa de encerramento do Programa.
Eu te amo e quero bem,
Nas suas alturas mais subida.
Por ti morro e dou a vida,
para ti e mais ninguém.
Disse uma vez e digo cem,
Mais bonita que meu bem.
Não há nesta redondeza,
Bonita e formosa e linda por natureza.
Donta Rita, reside no sitio Umbuzeiro - Tenente Laurentino Cruz-RN e sua alfabetizadora ministrou as aulas na sua residência.
fgdg
ResponderExcluirRita Severo essa é minha Vó (como a chamo), e com certeza e um exemplo de GUERREIRA e de VIDA pra qualquer um, pois apesar dos pesares nunca desistiu de VIVER. A amo muito!!
ResponderExcluirParabéns pelo Post, linda história.
Aridhianne A. Severo da Silva: Uma das enumeras netas orgulhosa de ter uma avó como ela.
E eu, que me considero neta e afilhada de coração, adoro essa "pessoinha" sempre tão carinhosa e atenciosa com todos.
ResponderExcluirRealmente é um exemplo de vida! Mais uma conquista em sua vida!
Que post bacana, parabéns!
Daniely
Que sirva de exemplo para muitos jovens que, mesmo tendo perdido oportunidades no passado, como a Dona Ritinha, saibam aproveitar e valorizar as possibilidades que hoje lhes são apresentadas e não esquecer que sempre é tempo de aprender.
ResponderExcluirDaniely (Currais Novos)
D. Rita, verdadeiro exemlo de vida, para todos. Como mãe, vó, madrinha, amiga e tantos outros...hoje não está mais aqui, porém, com certeza está junto de Deus, intercedendo por nós.
ResponderExcluirTeresinha Lins - Água Azul do Norte- PA
Não tenho palavras para descrever minha tia Rita, desde muito criança adorava visita-la quando morava em currais novos posteriormente na Serra,tenente laurentino, sempre foi muito sabia,deus a abençoe sempre, fico feliz por ela realizar esse sonho, ela é um exemplo pra todos.
ResponderExcluir