O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (14) os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011.
Na relação as Escolas de Tenente Laurentino Cruz - RN, apresentaram índices muito baixos em relação aos anos anteriores, porém ainda se mantém dentro dos índices previstos pelo MEC, até o ano de 2021.
Os índices dos de 1º a 5º anos do Município obteve a 78ª colocação com a Escola Municipal Senhora Santana - Zona Urbana e a Escola Silvino Garcia do Amaral - Zona Rural com o índice de 3,7 - Média do Município.
Os resultados anteriores foram:
Ano de 2005 - 2,8
Ano de 2007 - 3,2
Ano de 2009 - 3,8
Ano de 2011 - 3,7 (resultado atual)
Em se tratando das escolas de 6º a 9º anos o Município ficou classificado em 13° lugar no Rio Grande do Norte, com os índices de 3,9. Média geral representada pelas mesmas Escolas Municipais. A colocação anterior do Município no ano de 2009 era o 7° lugar passando a ocupar o 13° lugar em 2011.
Os resultados anteriores foram:
Ano de 2005 - 3,2
Ano de 2007 - 3,6
Ano de 2009 - 3,9
Ano de 2011 - 3,9 (resultado atual).
Os índices apresentados pelas Escolas foram:
Escola Senhora Santana - Zona Urbana.
De 1ª ao 5° anos - 4,0 - Atingiu a meta prevista pelo Ministério da Educação
De 6° ao 9° anos- 4,1 - Atingiu a meta prevista pelo Ministério da Educação
Escola Silvino Garcia do Amaral. - Zona rural
De 1ª ao 5/ anos - 2,9 - Não atingiu a meta prevista pelo Ministério da Educação
De 6° ao 9° anos - 3,6 - Não atingiu a meta prevista pelo Ministério da Educação
Salienta-se que a Escola Silvino Garcia do Amaral participou pela primeira vez das avaliações.
Os resultados esperados pelos nossos planejamentos educacionais foram satisfatórios com a relação aos resultados da Escola Senhora Santana e se levado em consideração apenas os índices avaliados de Português e Matemática dessa mesma Escola, teríamos resultados surpreendentes a níveis de colocações no Rio Grande do Norte.
Concluímos que em face dos altos índices de reprovações apresentados na Rede Municipal no ano de 2011 afetou diretamente os resultados, prejudicando, assim, o esforço de toda uma estrutura de Ensino Municipal, bem como, colocando em julgamento a capacidade profissional eficiente de todos os profissionais em detrimento do excesso de zelo apresentados por de alguns professores. Salienta-se, que as reprovações apresentadas em uma das nossas escolas atingiu o patamar de 60% dos alunos matriculados, apesar dos esforços da Secretaria Municipal em procurar evitar um desgaste sem precedente para o conceito daquela unidade Escolar.
As informações sobre as reprovações absurdas no ano de 2011 foram devidamente apuradas pela Secretaria Municipal de Educação e referendadas pelo INEP e que antecipadamente fomos informados através de Ofício Circular do MEC sobre o fato de que seríamos penalizados nos resultados do IDEB/2011.
Veja matérias anteriores sobre assunto - tlcomirante.blogspot.com e maisescolatlc.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário