domingo, 26 de março de 2023

Auto sustentabilidade com a participação popular - A melhor forma para criar Políticas Públicas.


 Auto sustentabilidade é a melhor forma de se criar Políticas Públicas e para tanto a interação entre os setores da Administração Pública, principalmente entre as Secretarias criando seus projetos de forma a interagir em dependência a outras Secretarias de forma a promover ao desenvolvimento sustentável da  população.

A preocupação com relação aos planos de ações deve ser a principal oportunidade aos Administradores porque estamos vendo a olhos nus as crises que se avizinham no futuro bem próximo em todas as áreas, desde a Saúde a produção de alimentos. 

Uma pergunta apenas registraria toda visão de futuro como uma preocupação que não deve ser silenciada.

E se houver uma Terceira Guerra Mundial?

A reposta em sua lógica não deverá ser ao descaso do "Se vira porrraaaa..." 

APÊNDICE A 

Plano de Ação Integrado do Projeto Geral. 

Definição do Plano: RESTAURANTE COMUNITÁRIO 

Criar um Restaurante Comunitário para fornecimento de alimentação diária para trabalhadores de baixa renda que percebam rendas mensais de até um salário mínimo, incluídos todos que comprovarem renda. 

Objetivos: 

a)    Agregar benefícios salariais aos funcionários de forma geral para todos que ganham até um salário mínimo;

b)    Apoiar a sustentabilidade do Projeto Saúde cidadã. 

Estrutura: 

Adquirir ou contratar por meio de arrendamento apropriado local para a instalação de cozinha comunitária cujo local deve ter disponibilidade de água suficiente e satisfatória por tratamento adequado e espaços suficiente para as instalações necessárias.  

Justificativa; 

a)    Convivência com a escassez de água;

b)    Economia e sobrevivência;

c)    Cooperativismo e solidariedade;

d)    Disponibilidades de recursos: benefícios salariais;

e)    Renda do município: comércio e setor produtivo. 

Metas: 

Atingir a trabalhadores de baixa renda que percebam até um salário mínimo mensal, independentemente de seus empregadores, seja público ou privado e/ou do setor informal, desde que comprovem renda. 

Criar Recursos financeiros e/ou logísticos para o Projeto Saúde cidadã 

Parcerias formadas entre o Estado – Município e beneficiários do programa. Os percentuais serão estabelecidos mediante planilha de custos previamente estudada. 

Restrições: 

Sem restrições, no entanto deve-se observar a prioridade na aquisição dos alimentos no setor comercial da cidade.

Plano de Ação: metodologias. 

Mediante planilha de custos e cardápio feito pelo Nutricionista.  Os custos deverão ser alocados de acordo com os percentuais aplicados na produção geral do fornecimento da alimentação de forma que compensem a adesão dos usuários em pelo menos 60%  de benefícios em relação aos seus salários. 

Considerações Finais: 

O bem-estar da população nesse momento de escassez de água no município e região e a grave crise econômica que atravessaremos num futuro bem próximo justifica a criação do programa do Restaurante Comunitário, tendo em vista que os benefícios salariais poderão chegar a 60% na base familiar. A economia de água na zona urbana será imprescindível porque as famílias reduziriam a utilização de água para cozinhar os alimentos, lavagens de louças, etc. Visualize a população de Acari 12 mil habitantes o quanto se gastaria de água todos os dias para a execução desses serviços. De outra forma a alimentação saudável, preparada por pessoas treinadas e a acompanhadas por profissionais da área de alimentação estaria incluso nos resultados no objetivo maior que é prevenção da Saúde.

O setor comercial se beneficiariam de mais recursos no mercado e assim, criariam mais oportunidades de postos de trabalhos à população.

Com base nos benefícios oriundos do Programa de acessibilidade a alimentação saudável os beneficiários teriam as disponibilidades salariais, assim constituídos aqui como benefícios salariais e ficariam sujeitos como critério de participação uma contribuição ou pagamento de taxa para a satisfazer o Saúde Cidadã. (parte de um  outro plano integrado descrito ao final dessa exposição dos planos por meio de link, e que provoca um apoio financeiro à Sustentabilidade da Saúde por meio da Maternidade de Acari – RN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário