sexta-feira, 31 de março de 2023

Batalhão Rural - Políticas Públicas auto sustentáveis com participação popular - Apêndice E

 


APÊNDICE E

Plano de Ação Integrado do Projeto   Geral

Definição do Plano: Batalhão Rural

Objetivos:

Criar projeto específico  “primeiro emprego” para os alunos da Escola de Jovens e Adultos, que sejam agricultores e residam no campo para trabalharem nos serviços direcionados pela Secretaria de Agricultura nas áreas rurais, ou urbanas de acordo com a natureza dos serviços, se de atividade rural.

Estrutura:

Planejamento, organização, coordenação, comando e controle da Secretaria de Agricultura, em parcerias com as Escolas de Jovens e Adultos.

Justificativa:

A escassez de mão de obra na área rural é enorme, bem como o índice de desemprego ocasionado pelas sucessivas crises econômicas que provoca o êxodo rural.

Metas:

Criar oportunidades de pelo menos 100 empregos diretos, tendo como público alvo alunos cursando a Escola de Jovens e Adultos e atender as necessidades da atividade rural em forma de empreitadas.

Recursos financeiros e logísticos:

Parceria formada entre o Estado, Município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Educação, cujos recursos financeiros seriam divididos na ordem de: Estado: 50% - Município: 25% e Sindicato dos Trabalhadores Rurais: 25%. Do total do orçamento previsto para sustentar o projeto.

Restrições:

Sem restrições.

Plano de Ação: metodologias.

O Batalhão Rural formado para atender os serviços na atividade da área rural, deverá ter como participantes os alunos da Escola de Jovens e Adultos.

Construção de postes de cimento e repassar a preço de custo para os proprietários para fazer cercas, evitando assim, o desmatamento.

Incluir no projeto os cortadores de lenha e estacas, vinculando-os a Escola.

Para participar do Projeto o aluno deverá estar ligado a raízes ruralistas em famílias.

Os planejamentos, organização, coordenação e controle do projeto deverá estar sob a égide da Secretaria de Agricultura.

Considerações Finais:

O bem-estar e segurança alimentar das famílias é a principal visão dos projetos conjuntos. Evita-se a evasão escolar dos alunos da Escola de Jovens e Adultos e promove a formação continuada até o ensino médio e faculdades.

O orçamento público de nenhuma outra forma seria prejudicada, em face de que o compromisso da participação dos alunos no projeto deve ser a permanência em salas de aulas que por sua vez, com elementos ligados a Educação as receitas serão compensadas com os recursos do Ministério da Educação via FUNDEB para tanto compensaria na entrada de recursos aos cofres público direto do Governo Federal.

Observe-se que esse Plano também deve prever a obrigatoriedade da participação do aluno no projeto Saúde Cidadã.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário