domingo, 2 de abril de 2023

Pescaria sustentável - Políticas Públicas auto sustentáveis com a participação popular - Apêndice "F".

 

APÊNDICE F

Plano de Ação Integrado do Projeto   Geral

Definição do Plano:  PESCARIA SUSTENTÁVEL

Objetivos:

Criar meios de sustentabilidade para a Colônia dos Pescadores de Gargalheiras e Bulhões no sistema de Indústria de produção de Pescado em cativeiro.

Incentivar o consumo interno no município ao menor preço e exportando o excedente.

Exportar para a região.

Estrutura: introdução

Construção de 20 tanques em alvenaria ou com revestimento de lonas sendo que cada tanque seja destinado a grupos de 10 pescadores em cooperativismo.

Púbico alvo = 200 pescadores

Os tanques devem ser na ordem de 15 m X 30m   X  2 m de profundidade que perfaz uma área cúbica de água de 900 metros cúbicos de água  A produção: 900 m³ X 75 peixes por metro cúbico = 67.500 kg de peixes semestral.

Os tanques construídos a margem seca do açude, sendo que a água devem ser   bombeadas por meio de canos e retornada também por meio de canos, depois de decantada ou tratada para o manancial do leito do açude.  

Justificativa:

A reconhecida capacidade de trabalho dos pescadores na produção do pescado (peixes diversos e camarões), além de sustentar economicamente os trabalhadores e familiares, ainda traria uma receita considerável semestral para o município beneficiando a população a baixo custo a alimentação para famílias, hospitais, escolas, etc.

Metas:

Atender a sobrevivência das famílias da colônia dos pescadores e promover o desenvolvimento da economia do município.

Recursos financeiros e/ou logísticos:

Mediante regularidade intermediar financiamentos junto ao Banco do Nordeste do Brasil, para instalação e acompanhamento do Projeto, devidamente orientado pela Secretaria de Agricultura, inclusive, no que diz respeito a comercialização e armazenamento dos pescados. 

Restrições:

Sem restrições

Plano de Ação: metodologias.

Mediante regularidade, vincular cada trabalhador a Escola de Jovens e Adultos em Escolas nas próprias Colônias para beneficiar a formação continuada dos participantes do programa;

Efetuar treinamentos específicos;

Construir os tanques em alvenaria ou de forma rústica em escavação no terreno envolvidos por lonas apropriadas;

Utilizar além das rações específicas, matérias orgânicas da região disponíveis para auxiliar na alimentação dos pescados;

Buscar mercado na região do Estado em parceria com o setor de abastecimento CEASA-RN.

Considerações Finais:

A indústria de pesca sustentável propicia a população em geral benefícios  consideráveis,  tendo em vista que o baixo custo de mercado deverá ser um dos pontos a ser negociado no ato de elaboração  do projeto.

As receitas estimadas brutas por cada tanque com as medidas retro citadas demandariam uma produção de 67.5000 kg de pescado por semestre. Eis que se estima uma receita bruta em torno de R$ 675.000,00 por cada reservatório. Sendo que no semestre equivale a uma receita bruta em torno de R$ 13.500.000,00.

Serão recursos que adentram ao nosso município criando mais emprego e renda, impostos em todas as áreas comerciais e industriais, além do agronegócio.  

Coloca-se, ainda, que todos os beneficiados devem fazer parte da Escolas de Jovens e Adultos, gerando assim, mais receitas para o município na área de Educação.

A exigência aos beneficiários do programa   PESCARIA SUSTENTÁVEL, além de ser vinculado a Escola, devem fazer parte no Projeto de Saúde Cidadã, contribuindo igualmente como todos os outros participantes do Planos. 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário