quarta-feira, 5 de abril de 2023

Autossuficiência no abastecimento d’água e desenvolvimento sustentável em produção, emprego e renda e turismo.- Políticas Públicas auto sustentáveis com a participação popular

 


APÊNDICE I

Plano de Ação Integrado do Projeto   Geral

Definição do Plano:

Autossuficiência no abastecimento d’água e desenvolvimento sustentável em produção, emprego e renda e turismo.

Objetivos:

Construções de Barragens no Rio Acauã, torná-lo Perene de forma que cada barragem construída ao longo do rio comporte a exploração da piscicultura, irrigação para hortifrutigranjeiros, forragens animal, apicultura e até mesmo o Turismo Rural, dependendo da natureza da exploração escolhida, treinada e qualificada promovendo trabalhos e rentabilidade a população e explorados por associação devidamente organizada.

Estrutura: introdução

O Rio Acauã partindo da Barragem do açude Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, até a divisa do município Jardim/Cruzeta, estende-se num leito de quase 30 km.

O propósito é que se construam barragens a cada km, uma barragem de pelo mesmo 5 metros de parede na altura com largura do leito do rio que resultaria pelo menos a construção de 30 barragens. A área coberta d’água, estima-se em torno de 3 a 4 hectares de manancial de água concentrada que por sua vez permaneceria sempre cheias em virtude de se ter o açude Gargalheiras como alimentador, perenizando as barragens constantemente.

Cada barragem deve ser explorada por pelo menos 20 associados em produções diversas: produção de pescado, irrigações de hortifrutigranjeiros, produção de capim forrageiros, etc..

As 30 barragens atenderão a 600 postos de trabalhado ligados a Associação Geral, divididas em núcleos de 20 produtores. 

Justificativa:

Promoção e desenvolvimento do município em Emprego e Renda e produções diversas prontas para exportação para todo Estado por meio da CEASA. (Agricultura – Indústria de pescado e Agropecuária) .

Observa-se ainda, que o interesse dos produtores detentores das terras anexas ao Rio Acauã, terão o maior interesse tendo em vista as oportunidades de exploração conjunta como é o caso do Turismo Rural, entre outros.

Metas:

Tornar o município, Polo de orientação para o desenvolvimento sustentável em emprego e renda.

Recursos financeiros e/ou logísticos:

Financiamento pelo Governo Federal e Estadual.

Restrições:

Negociações com os produtores rurais que tenham terras em anexos ao Rio Acauã e amplas discussões.

Plano de Ação: metodologias.

Construir um projeto conjunto específico:  Agricultura, Turismo. Pecuária

Considerações Finais:

Tornar o município sustentável, aproveitamento total de manancial das águas do Gargalheiras, quando devidamente cheio, e mesmo assim aproveitamento de todas as águas que correm no leito do rio Acauã, sendo concentradas em reservatórios sequenciados no intervalo de um km entre os concentradores por meio de barragens.

A produção de pescado, hortifrutigranjeiros, produtos agrícolas e capim para produção animal além de promover o Turismo rural na construção de Pousadas, restaurantes ao longo dos anexos, beneficiando assim, a população em geral.

Note-se que todos os associados deverão fazer parte da Escola de Jovens e Adultos trazendo mais recursos para o município por meio da Educação. Isso seria um dos pontos de obrigações da participação além da sustentação do programa Saúde Cidadã.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário