terça-feira, 4 de abril de 2023

Lixo Zero - Políticas Públicas auto saustentáveis com a participação popular

 




APÊNDICE H

Plano de Ação Integrado do Projeto  Geral

Definição do Plano: Lixo Zero

Objetivos:

Desenvolver Projeto radical de controle e reciclagem do lixo, até torná-lo de convivência com o meio ambiente.

Estrutura:

As já existentes no município no que diz respeito a reciclagem do lixo.

Justificativa:

A longo prazo é quase impossível conviver com a quantidade absurda do lixo nas cidades. Quanto mais se procura controlar mais aparece a necessidade de se criar lixo de forma absurda. 

Lixo cortado na raiz.

Metas:

Reduzir a existência do lixo a percentuais insignificantes.

Recursos financeiros e/ou logísticos:

Com a participação popular em primeiro lugar e associar aos recursos existentes previstos em lei por projetos específicos.

Restrições:

Sem restrições.

Plano de Ação: metodologias:

Elaborar projeto radical que melhore o controle da existência do Lixo.

Ampla divulgação e apoio das áreas da educação, Saúde e Ação Social esportes e cultura.

Criar metas de distribuição de vasilhames pelos locais de comércio, supermercados e mercearias entre outros, para cada produto em espécie armazenado em vasos de alumínio durável para que sejam transportados os alimentos na saída do Supermercado ou o compromisso da devolução dos sacos de acondicionamento dos produtos adquiridos pelos consumidores.

Criar plano de incentivos por meio de brindes e/ou sorteios cujo foco é atender ao plano de conscientização da população ao programa lixo zero. 

O cliente ao adquirir os produtos no ato da compra já transfere para os vasilhames, deixando os sacos plásticos entre outros a disposição novamente do supermercado para melhor uso em outros locais.

Desta forma se faz necessário a parceria do Projeto com os comerciantes para que ofereçam descontos aos clientes por compra e adesão ao Programa Lixo Zero Real.

Os vasilhames serão sempre reutilizáveis levados pelo cliente quando se direcionarem aos Supermercados para efetivar suas compras ou devolução dos ensacamentos.

Os vasilhames com rótulo e orientações sobre o Lixo Zero e fazendo valer sua posição social como representante e do programa, além da conscientização sobre a defesa do Meio Ambiente.

Considerações Finais:

Em poucas palavras se resume consideravelmente sobre este Plano, senão pela colocação: se não existe lixo não haverá necessidade nem preocupação de cuidar, apenas reciclar e defender o meio ambiente.

Para tanto é preciso conscientização da população com relação as agressões ao meio ambiente. A natureza não admite mais tamanho acúmulo de hidróxido de carbono, motivo pelo qual se cria o efeito estufa e sendo assim, não se pode reclamar das alterações climáticas.   

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário